04/02/08

F.C. Porto 67 vs A.D. Ovarense 64 - F.C. do Porto vence Taça da Liga, 1.º Trofeu da época!





«A Taça num triplo de Gentry

Um triplo de Frederick Gentry, convertido no último segundo, rendeu ao F.C. Porto Ferpinta a vitória na 19ª edição da Taça da Liga, permitindo-lhe superiorizar-se à Ovarense numa final marcada por um equilíbrio profundo e por trocas frequentes na liderança do marcador.

Com o resultado em 64-64 e oito segundos para evitar o recurso a um segundo prolongamento, os Dragões geraram a vantagem decisiva com traços de genialidade e ousadia: João Figueiredo conduziu o último movimento atacante do encontro e serviu a assistência para Gentry, convidando-o a subir no derradeiro instante, mesmo sob a pressão de Gregory Stempin, que, também num lançamento de três pontos, forçara o tempo extra quando restavam pouco mais de 20 segundos para jogar no quarto período. Autor dos quatro triplos convertidos pelos Dragões, Gentry não se intimidou com a proximidade do opositor e atirou com precisão e requinte, fazendo a bola passar através da rede sem tocar no aro.

Numa final especialmente marcada pela eficácia dos movimentos defensivos, apesar de extremamente emotiva, Nuno Marçal assegurou a melhor porção de ataque, criatividade, lançamentos e penetrações, marcando 23 pontos e distinguindo-se como o MVP da partida, o que lhe valeu a atribuição da bola dourada, provavelmente com lugar reservado ao lado da de cristal, que lhe permitiu predizer o futuro com uma antecedência de quatro dias.

A audácia e coragem do extremo português, autor de 70 pontos em três dos quatro dias de competição, foram determinantes no desempenho colectivo dos Dragões ao longo e ainda antes do início da prova. Em declarações ao www.fcporto.pt, na véspera do encontro dos quartos-de-final, frente ao Barreirense, Marçal pedia desculpa aos restantes competidores, assegurando o respeito por todos eles, mas mostrava-se certo da vitória portista.

Depois de consumada a profecia de Nuno Marçal e a conquista da Taça da Liga, Alberto Babo enfatizou a «eficiência das acções defensivas» patenteada pela equipa ao longo de toda a prova e a «tranquilidade revelada no ataque», destacando ainda o facto de os seus jogadores não terem permitido o lançamento fácil e sem pressão a elementos-chave do adversário.

FICHA DE JOGO
Taça da Liga, final
03 de Fevereiro de 2008
Pavilhão Municipal de Vagos
Árbitros: Sérgio Silva, Fernando Rezende e Pedro Rodrigues

F.C. PORTO FERPINTA 67: João Figueiredo (4), Paulo Cunha (9), Nuno Marçal (23), Julian Terrell (4) e Frederick Gentry (12); Toree Morris (15), Augusto Sobrinho (-), Brandon Payton (-)
Treinador: Alberto Babo
OVARENSE 64: Cordell Henry (8), Ben Reed (15), Miguel Miranda (5), Gregory Stempin (9) e Graham Brown (10); Rui Mota (2), João Abreu (9), Élvis Évora (6), Nuno Cortez (-), Fernando Neves (-)
Treinador: Manuel Povea
Ao intervalo: 26-25
Por períodos: 12-11, 14-14, 16-15, 13-15, 12-9 (prolongamento)
Resultado final: 67-64» in site F.C. do Porto.
----------------------------------------------------------------------------
Que fim-de-semana fantástico em termos desportivos para os portistas e amarantinos. Começou com a espectacular vitória da equipa de hoquei patins do F.C. do Porto, no Pavilhão da Luz, alargando a vantagem pontual dos portistas para doze pontos, em relação ao primeiro dos últimos, o Benfica. Depois a excelente vitória do F.C. do Porto sobre o leiria por quatro bolas a zero, a contar para o campeonato de futebol, colocando o F.C. do porto a dez pontos do Benfica. Depois a magnífica vitória do Amarante F.C. sobre o Aliados de Lordelo, alargando a sua vantagem para o Oliveirense, para nove pontos. Por fim, que grande jogo de basquetebol, entre o F.C. do porto e a Ovarense, as duas melhores equipas portuguesas, com um jogo fantástico, sempre equilibrado, tendo Gentry marcado um magnífico triplo sobre o final do prolongamento e dando a vitória ao F.C. do Porto, muito justa, mas perante um grande adversário, a Ovarense perante a qual me curvo, porque é uma grande equipa de Basquetebol. Mas o F.C. do Porto, em dia de S. Brás, foi melhor e mereceu. Viva o F.C. do Porto, mais uma Taça da Liga Profissional!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover