30/04/07

Escola Secundária/3 de Amarante - Luís Valente, o nosso formador!


Numa acção de formação em Felgueiras, onde tomei contacto com ele pela primeira vez!


O Valente apresentando o seu projecto na Biblioteca Albano Sardoeira, em Amarante, no passado dia 28 de Abril de 2007!


O nosso formador, Luís Valente, apresentou no passado sábado, 28 de Abril, na Biblioteca Municipal de Amarante, um projecto que está a desenvolver na universidade do Minho, e que consiste na criação de uma comunidade nuclear de utilizadores de um software gratuito, de código fonte aberto, com características inovadoras e de grande potencial educativo, designado por "Squeaklând". Como sempre, veio completamente ao de cima, a sua capacidade comunicacional e proficiência nos assuntos que apresentou, de uma forma extremamente prática e nada enfadonha!
Como foi por sugestão dele que eu e vários colegas estamos a criar blogues, aqui fica a minha consideração e agradecimento! Além dos inúmeros conhecimentos que nos tem incentivado a desenvolver e a consolidar.
Obrigado, Luís Valente e Dr. Fausto que nos colocou na mesma rota!

29/04/07

Escola Secundária/3 de Amarante - Maio, os meus alunos estão a render ao máximo!


Este trio ainda vai dar muito que falar... mas pela positiva! Fixem bem os nomes delas, ainda vão ser famosas, e eu fui que as ensinei, lol... Iolanda Santos (actriz); Sílvia Rangel (Top Model) e Rita Carvalho (enfermeira); esta é a minha previsão e olhem que eu até já tirei 30 contos no totobola!
---------------------------------------------------------------------------------
Considero o mês de maio extremamente feminino... Vejam só, mês que incluiu o dia da Mãe; para os católicos portugueses e não só, mês de Maria e para todos em geral, a magnificência do esplendor da estação do ano mais feminina, ligada à fecundação e fertilidade, a Primavera! Não confundir com a minha prima Vera, que por acaso é muito tola! Não, não sai ao primo, que é fino!
Voltando ao feminino, como podem ver pelas minhas jovens alunas, as mulheres portuguesas são as mais bonitas do mundo e arredores! Até naquele planeta novo que apareceu, noutra galáxia e que dizem haver a possibilidade de ter vida, não existem, de certeza, seres femininos mais bonitos que as mulheres portuguesas! Viva as mulheres portuguesas que são as mais lindas, quanto a mim, devido à nossa Primavera que é a mais linda de todas... do mundo!
Cristina, Mãe e todas as mulheres portuguesas, aqui vos deixo esta singela, mas sentida homenagem!

Literatura - Eu tenho muito pouco... só quero construir alguma coisa!

Permito-me colocar uma citação de Jean-Paule Sarte e outra antitética e caricatural, que uma pessoa minha amiga (Escorpião Azul) me enviou e que são muito incisivas e pertinentes, principalmente no contexto social em que vivemos:

Jean-Paul Sartre

"O homem não é a soma do que tem, mas a totalidade do que ainda não tem, do que poderia ter."

Jean-Paul Floribela Sartre

"Não tenho nada, mas tenho tenho tudo."

Muito profundo e que nos deve merecer uma profícua meditação!

Eu acrescento, para começar, uma quadra de António Aleixo (Poeta popular)

"Eu não tenho vistas largas
Nem grande sabedoria
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia"

FCP 5 Benfica 0 - Somos Hexacampeões!


E já está, são seis seguidos, somos Hexa!

A festa do golo, uma festa de Dragões!


Grande jogo de Óquei Patins, este FCP 5 Benfica 0 - em Fânzeres!


Grande jogador e com alma de dragão... este Filipe Santos é dos nossos!
-----------------------------------------------------------------------------------------
Hoje não me apetece falar de futebol! Não sei porquê, mas estou cá com uma azia... deve ser por ter visto o mister Jesualdo Ferreira, com os ovos, mas a não conseguir fazer as omeletas!
Bem, mas o FCP é grande, somos hexa no Hóquei Patins, grande equipa, grandes Dragões e com cinco ao Benfica, o que poderíamos querer de melhor? - Já sei um treinador melhor que o Jesualdo...
Só mais uma nota: temos 16 campeonatos nacionais vencidos em Hóquei Patins, todos posteriores a 1983... hum, a seguir ao 25 de Abril! Coincidências! Não acredito em bruxas, mas...

Associação Empresarial de Amarante - Difícil de apanhar, a Doutora Sofia!


5.ª tentativa... ao dobrar de uma esquina, bingo!
------------------------------------------------------------------------------
Pois é, a Doutora Sofia não queria ser apanhada! Sempre discreta, diz que fica mal na fotografia! Nós (Eu, mais os Electricistas) não concordamos com isso, por isso insistimos... Quem porfia sempre alcança. E nós tentamos muitas formas, mas a coisa, salvo seja, estava difícil...
A Doutora Sofia, vê-se "negra" connosco, comigo até não que eu sou fácil de aturar e muito, mas muito bem comportadinho... mas e o Pisco, nós estamos a entrar já ouvimos o rapaz a falar (gritando), lá no terceiro andar.
Gostam muito dela os Electricistas, e bem podem gostar, o que ela passa por e com eles!
Bem, mas eles merecem, a Doutora também, por isso aqui fica uma sequência para a posteridade! E depois, entre os papeis e o telefone é que ela fica bem fotografada... ela e aquele telefone têm uma "coisa", salvo seja, especial... estão sempre agarradinhos e com as bocas próximas... salvo seja!

25/04/07

Amarante - 25 de Abril de 2007 e a minha Filha está muito bonita!




São incriveis estas fotos de liberdade e alegria de viver da minha filha Beatriz, no dia 25 de Abril!
------------------------------------------------------------------------------------------
Ela ainda não sabe o significado desta data, certamente que não. Mas sabe ser livre, tal como todas as crianças, tem muito mais capacidade de ser livres que nós os mais adultos... porque sabem brincar! Abstraem-se num mundo só deles, um mundo feliz e sem limites, pois a sua imaginação é inesgotável!
Oxalá que ela quando for mais velha e se sentir coartada na sua liberdade, saiba recolher na essência destas fotos de liberdade, alegria e beleza, as forças e energias necessárias, para soltar as amarras da opressão.
Eu, sou um pouco pessimista com a natureza humana, não acredito muito nos projectos de construção de uma sociedade global. Acho que vivemos um ambiente demasiado "salazarento", oprimido, medíocre, maledicente, de sobrevivência primária e demasiado arrivista!
Ultimamente são os meus filhos e alunos, as minhas fontes de esperança num amanhã mais justo, mas sem passar unicamente para eles, o ónus de construção desse ideal. A minha geração tem a obrigação de deixar um legado de liberdade, construído em valores morais, racionalidade, humanismo, condições de vida dignas, harmonia e amor! Deixem sonhar as crianças... e a nós também. Bom 25 de Abril, Beatriz! E sempre que puderes quebra este cinzentismo, obrigado!

24/04/07

Associação Empresarial de Amarante - "As minhas formandas de TIC (Curso Geriatria 2006/2007)"


Grupo muito fixe! Grande grupo, gente de primeira!

Olha o Adão diz a Eva... A Fátima com o seu riso pensa... ai, ai!

O que é que será que estas duas senhoras estarão a tramar?

Pois, pois, uns trabalham, outros tem cá uma vidinha...

Quem será aquele indivíduo; hum, pelo riso da Eva não deve ser o Adão!

E eu que estou cá fora a guardar a casa... ninguém me tira fotos! Deixem-me tirar o verdete do fato, primeiro!
Estão a decidir onde vão almoçar... mulher é complicada!
Hum, quem será aquele sujeito alto lá atrás! No meio das beldades estragou a fotografia! E quase que não cabe na porta! Poça para o homem, parece um escadote... diz a Paula!

Ai estas Doutoras... com a Primavera, parece que desabrocham... salvo, seja!

Vejam como trabalha este grupo, é sempre a dar-lhe, às vezes, até a barraca abana!

Olha a Eva! Deve andar atrás do seu Adão! Diz a Alice lá ao fundo: "Qual deles?"

Olha o passarinho... Olha a loira, diz a Anabela, digo Floribela!

Grande foto Paula, com a Maria José atenta ao PC e a Graciete a controlar a pose...
-------------------------------------------------------------------------------------
Grande grupo este! Grandes momentos de trabalho que tivemos, mas sempre com uma pitada de alegria! Eu sei, vocês já estão cheias de aturar o formador... afinal, ele tem cá uma pancada!
Mas eu acho que trabalhar com alegria é outra coisa!
Agora que nos aproximamos do fim, espero que o vosso estágio, o vosso futuro profissional e pessoal, seja fabuloso... vocês merecem!
Bem hajam, pelo que trabalhamos em conjunto e pela alegria que sempre fizemos com que imperasse!
Ah, e já agora, detesto despedidas, não venham cá com jantares de despedida... a gente vai-se vendo por aí. Até sempre... amigas! Façam-me o favor de ser felizes!

23/04/07

Escola Secundária/3 de Amarante - Os profissionais de informática - 1.º Grupo em acção!


O Harry Potter, está com grande atitude, será que ele não é um Dragão?
Pela atitude, parece...





























Estávamos a ver que não apanhávamos a Tânia!

O Tiago numa pose de Teddy Boy!
-----------------------------------------------------------------------------------
O grupo de profissionais de informática dá indicações de estar neste 3.º período, disposto a dar o litro, para acabar o ano lectivo em beleza!
Esperemos que sim, pois trata-se de um grupo de excelentes rapazes e raparigas!

22/04/07

Desporto Futebol: F.C. Porto 3 vs Beleneses 1 - Dragão a fervilhar com mais uma grande exibição e mais 3 pontos na bagagem!


O estádio do Dragão fervilhou novamente com aproximadamente 45.000 espectadores e mais uma vitória! Já só faltam 3 vitórias, para sermos novamente campeões!


Adriano, o matador!
 ----------------------------------------------------------------------------------------------
Adriano, raça e fúria de Dragão!
Mais uma vitória fantástica, contra uma grande equipa que veste, igualmente, de azul... o Belenenses de Lisboa, equipa que muito admiro!
Já só faltam mais três vitórias para conseguirmos o nosso objectivo de sempre, e indubitavelmente, o principal de cada época... sermos campeões nacionais de futebol!
Claro que, tal com nas outras vezes que ganhamos, só o conseguiremos se respeitarmos sempre, os nossos adversários! Se formos sobranceiros, nunca ganharemos nada, pois está tudo contra nós, é só atentarmos na arbitragem de hoje... temos que vencer, como sempre, contra tudo e contra todos!
Vamos, Porto, vamos, allê! Grande Adriano, és o maior! O Anderson também já está a regressar, pouco a pouco, o Quaresma, Fucile, Bruno Alves, Bosingwa e o Lucho, a grande nível!
Mas, o Adriano podia ter saído em Dezembro, por não ser opção técnica à data. No entanto, apesar das tentadoras propostas que teve, nunca desistiu do FCP, ao contrário de outros, e tal como no ano anterior, tem-se revelado uma peça muito, mas muito, decisiva!
Grande Adriano, conquistaste o Dragão! Tu és Dragão! Oxalá sejas novamente, Dragão campeão!

Escola Secundária/3 de Amarante - Os meus alunos em destaque!


Carlos em grande estilo, a estagiar na ACIA!
Quem viu o Carlitos e quem o vê agora... Mais uma vez reforço a ideia, relativa à capacidade que as pessoas têm de mudar, para melhor!
Parabéns Carlitos, mostraste grande carácter, uma postura de autêntico campeão!
Segue em frente, a estrada é nossa, o caminho somos nós que o escolhemos...

O casal do ano ESA 2007! Lucho e Sónia. Grande Lucho, meu ex-aluno, sempre, sempre atento à sua Soninha e sempre amigo do professor "je".

As finalistas de Aplicações Informáticas B, bonitas, simpáticas, inteligentes, pessoas bem formadas, humildes... combinação de qualidades muito difícil nos tempos que correm! Reparem na luz brilhante que incide no quadro branco, por cima das meninas. Não é nenhum foco de luz artificial, não é devido à incidência de raios solares... é o brilho das suas almas! Bem hajam, que sejam muito felizes, pois tudo merecem!

Os Gémeos Ribeiro sempre muito educados, trabalhadores e competentes, além de serem excelentes pessoas... o Mundo ainda vai falar muito deles! Ai Eva, assim misturados se não fossem as camisolas, não sabia qual era o Leonel... não faz, era quase a mesma coisa! lol!
Aí está o sorriso mais alegre e bonito da escola, é a Nani! É uma aluna em destaque pela capacidade que teve de mudar... sempre para melhor! Reparem que na foto está quase a mudar, de dentro da sala, para fora da sala, dado que a porta está semi-aberta! Está sempre a mudar... também para melhor, lol!
Fábio, o Quaresma de Gondar, está neste período com grande atitude nos estudos, grande Fábio... a Joana vai "fisgar" esta foto!
Estes são alguns dos destaques do mês de Abril, mas parece-me que poderiam ser destacados todos os meses do ano, quer pelas suas qualidades académicas, quer pelas suas qualidades humanas!
Eu acredito em vós, pois sou testemunha da vossa atitude de mudança. E se o futuro a Deus pertence, o presente somos nós que o fazemos acontecer... Como diz a canção: "Bem vamos embora/que esperar não é saber/quem sabe faz a hora/não espera acontecer!

19/04/07

Amarante - Escola Secundária de Amarante - Aniversários dos meus alunos...


Abril mês de muitos aniversariantes nas minhas turmas, muitos signos Carneiro, incluindo "moi même"!


Eis as pricipais características do nosso signo, além da teimosia e bom coração:

"Elemento: Fogo Forças: Diurnas, masculinas Planeta Regente: Marte Flores: cravo, papoilas
Carneiro inicia-se a 21 de Março e vai até 20 de Abril. Carneiro é um signo de Fogo o que, combinado com a energia de Marte, (planeta regente), torna os Arianos senhores de uma personalidade dinâmica, puramente energética em que a maior dificuldade conhecida se situa na incapacidade para parar ou diminuir o ritmo. Carneiro é pioneiro e entusiasta, o perigo desafia-o e estimula-o. Tem um bom cérebro mas gosta de agir primeiro e pensar depois e os seus humores são variáveis mas não guarda ressentimentos; um novo apelo, nova aventura surge para a propulsionar na senda do futuro. É um tanto egoísta mas se percebe que os outros sofrem então é o primeiro a despir a camisa. É corajoso, charmoso e nobre. Tem os sentimentos à flor de pele, dificilmente consegue ocultá-los e apaixona-se com muita facilidade e intensamente. Príncipio: Activo
Parte do corpo: Cabeça
Estação do ano: Outono (hemisfério sul), Primavera
(hemisfério norte)
Incensos: Lavanda
Pedras: Rubi
Dia: Terça
Metal: Ferro
Côr: Vermelha
Personalidade do Carneiro: "Eu primeiro"

Tente dizer a um Carneiro para seguir o chefe. Eles
fogem! Batem com os pés, esfumaçam e abanam os braços
furiosamente. Os Carneiros não seguem, eles são os
líderes. Sabem o que querem, e vão buscá-lo. Se não,
agem como uma criança mimada. Os Carneiros malucos
põem os tornados a um canto. Passa algum tempo com
um Carneiro, e precisarás de umas férias. Eles andam
às voltas como um tornado. Observá-los é desgastante.
Não adianta acompanhá-los, é simplesmente impossível.
Carneiros dizem exactamente onde se encontram, não
é necessário perguntar-lhes. Dizem tudo sobre eles
e depois perguntam sobre o que pensamos sobre eles.
Eles estão virados para si mesmos. Não pense que eles
não se importam se estiver a ouvir ou não. Eles precisam
de ser amados por todos. No fundo, eles preocupam-se
sobre não gostarmos deles.

AMIZADE
Os Carneiros são muito faladores, conhecem todos e
fazem com que todos os conheçam. Querem que o mundo
seja amigo deles. Gostarão de todos que os ouçam.
Estão longe de serem esquisitos com as pessoas. Eles
gostam de amigos espectaculares e bem sucedidos, que
os ajudem a parecerem bons. Pedirão grandes favores,
e retornarão os favores igualmente, se estiverem por
perto. Eles podem desaparecer durante anos e reaparecerem
na nossa vida quando menos esperarmos.

AMOR
Eles adoram apaixonarem-se perdidamente. Quantas mais
campainhas e apitos, melhor. Não é o amor por essa
pessoa que os atinge, é a excitação da queda que predomina.
Os Carneiros adoram a emoção. É melhor manter a excitação,
porque quando se for, eles também irão. São pessoas
com que é difícil viver. Casam tarde ou nem chegam
a casar. O divórcio é rotina, eles acreditam neles
mesmos mais do que em qualquer outro. " in


Só não gostei da cor vermelha...
No dia 17 de Abril tivemos o Bruno e a Eugénia, no dia 4 a "Juquinha", no dia 20 será a Helena, dia 18 Jorge, 13 João Paulo e Anderson (Crack do FCP), entre muitos outros...
Destaca-se o Bruno no dia de anos e doente, mas 18 anos é uma data que nos marca!

Amarante - O meu filhote Helder, já quer começar a teclar!




Este é o Hélder júnior...
-----------------------------------------------------------------------------------------
É por causa deste rapazinho que eu às vezes ando cansado e com grandes olheiras...
Mas acreditem que quem o conhecer, de certeza, que não se vai importar de dormir pouco, só para poder brincar muito com ele...

17/04/07

Escola Secundária/3 de Amarante - A Magnífica Turma 11 AIB!


Olha que dupla... sois frescas, sois...


Oh pra ela tão concentrada... na fotografia!

Sempre a trabalhar... Diana, Catarina e que Pinta!
O Gang Bang!
Que dupla perigosa, Eugénia e Diana!
Muito fotogénicas, Joana e Eugénia!
Filipa, a futura top-model!
Vejam a Nani como está bonita!
------------------------------------------------------------------------------
Bem, esta é a minha turma de Aplicações multimédia do 11.º Ano.
Gente 5 estrelas, um grupo bastante heterogéneo, mas nas diferenças é que nos conhecemos melhor... profundo! (fui eu que disse)
Hoje quero destacar a Nani, aluna repetente, e que vem provar à saciedade que, nunca devemos julgar ninguém à partida...
Ela teve a virtude de me ensinar que vale sempre a pena acreditar nas pessoas, mesmo que elas não acatem as nossas opiniões, devemos respeitar sempre visões diferentes da nossa, compreender, aceitar, ser tolerantes... mais, reforçou a ideia que já tinha, de acreditar sempre na capacidade humana de mudar... isso releva a nossa racionalidade!
No ano passado passou uma fase má, mas sempre me disse que tinha direito a isso, e que quando quisesse mudar, mudava... foi verdade, parabéns Nani, aprendi mais uma coisa importante!
Tanto discutimos, tanto berramos um com o outro, amuamos várias vezes, mas tivemos sempre o condão de ser amigos, de saber perdoar, e de dar um sorriso cúmplice e recíproco!
E quem consegue resistir ao sorriso da Nani, talvez só quem não o queira ver com profundidade!
Parece um vulcão, então quando vem com os azeites, "sai de baixo construções"... Mas tem um grande, um enorme coração! Quem tiver a sua amizade, tem um tesouro... de sentimentos nobres!
Continua assim, "sobrinha" minha!

15/04/07

Associação Empresarial de Amarante - Os meus formandos de Máquinas Eléctricas!

Muito requinte na Casa da Música...

Electricistas no seu habitat natural... perto do sexo feminino... a dar-lhes música, na casa dela...

Visita de estudo à Casa de Serralves

Que trio de peso... atentem no olhar de mafioso do nosso António (Toiny)!

O Pisco... é sempre aquele estilo irreverente!
--------------------------------------------------------------------------------
Estes meus formandos de Máquinas Eléctricas são um espectáculo!
Tudo pessoas 5 estrelas, um pouco preguiçosos, é verdade, mas malta muito fixe!
Recordo com saudade aquela magnífica visita de estudo que realizamos à Casa da Música e ao Museu de Arte Moderna e Jardins de Serralves, ambos na cidade do Porto. Estes são dois dos inúmeros espaços que vale a pena visitar na belíssima Cidade do Porto!
Dia bem passado pessoal, que magnífico dia de Primavera, com estes amigos, foi um dia perfeito! Bem hajam, jovens electricistas, continuem a "chocar" o mundo, no bom sentido, é claro!
Que o vosso futuro profissional que se avizinha, seja o melhor possível; vocês merecem!
Pin It button on image hover