15/12/07

Taça Intercontinental - Penarol 1 vs F.C. Porto 2 - Já passaram 20 anos!


«Vinte anos de esplendor na neve


O calendário portista, pontilhado a ouro por múltiplos momentos históricos, recupera hoje uma das datas mais notáveis de um infindável livro de memórias, comemorando os 20 anos sobre a primeira vitória na Taça Intercontinental, no inimaginável cenário gelado do Estádio Olímpico de Tóquio.
Gomes marcou primeiro, pouco antes do intervalo, confirmando sobre a linha de golo um remate cruzado de Madjer e colocando os Dragões em vantagem sobre o Peñarol, então orientado por Oscar Washington Tabarez, o seleccionador uruguaio que hoje não dispensa o portista Fucile de uma convocatória.
Já perto do final, Viera impôs o prolongamento, igualando a partida que o génio de Madjer resolveria aos 109 minutos, na execução primorosa de um «chapéu» que o manto de neve desaconselhava. Gomes, o capitão, ergueu o troféu e o argelino foi considerado o melhor em campo.
Dezasseis anos e 364 dias mais tarde, novamente no Japão, mas então em Yokohama, o F.C. Porto levantaria a sua segunda Taça Intercontinental, depois de Pedro Emanuel ter desfeito o empate com o Once Caldas da marca de penalty.
FICHA DE JOGO
Estádio Olímpico de Tóquio
13 de Dezembro de 1987
Árbitro: Franz Woeher (Áustria)
F.C. PORTO: Mlynarczyk; João Pinto, Geraldão, Lima Pereira e Inácio; Jaime Magalhães, André, Rui Barros (Quim, 62m) e Sousa; Madjer e Gomes
Treinador: Tomislav Ivic
PEÑAROL: Pereira; Herrera, Rotti, Trasante e Dominguez; Da Silva, Perdomo, Viera e Vidal; Aguirre e Cabrera (Matosas, 46m)
Treinador: Oscar Tabarez
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Gomes (42m), Viera (80m) e Madjer (109m)» in site F.C. Porto.
------------------------------------------------------------------------------
Nunca mais esquecerei a madrugada de 13 de Dezembro de 1987, em que não dormi, pela primeira vez, para assistir a uma noite mágica de futebol. Era eu então aluno do 11.º ano de escolaridade da Escola Secundária/3 de Amarante e lembro-me de apostar com o Eng. Ribeiro, nosso professor de Electricidade/Electrónica como ia aguentar madrugada dentro, para fazer jus à classe de ser portista. Consegui e foi uma noite mágica. No meio da neve, o Madjer, Gomes, Rui Barros e companhia, fizeram um jogo mítico. O F.C. Porto tinha ganho em 27 de Maio desse ano a Taça dos campeões Europeus, com bom tempo em Viena contra o Bayerne de Munique, venceu a Supertaça Europeia com Chuva ao Ajax de Amesterdão e venceu no meio da Neve, os Uruguaios, tornando-se numa equipa invencível em todos os tipos de terreno. Estes heróis foram os precursores de uma nova era do F.C. Porto, a era dos campeões intra e extra-muros!


F.C Porto 2 - Penarol 1 - (Taça Intercontinental 1987)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover