21/12/07

Nacional da Madeira 1 vs F.C. Porto 0 - 1.ª Derrota na Liga Portuguesa!


«Noite de azar não esmorece liderança destacada

Catorze jornadas. Mais de uma dezena de jogos totalmente invencível, mas o Bicampeão Nacional sabia que isto podia acontecer. Lucho González tinha avisado na última «superflash», embora certamente não imaginasse perder assim. A bola simplesmente não quis entrar e o Nacional, que lutou sempre muito, é verdade, aproveitou da melhor forma esse infortúnio. Acima de tudo, uma certeza: o F.C. Porto permanece destacado na liderança da Liga.
Os Dragões chegavam ao Estádio da Madeira na condição de primeiros classificados inquestionáveis do campeonato e a ambição de concluir o ano de 2007 com esse mesmo estatuto fez com que a equipa demonstrasse bem cedo um enorme desejo de vencer, evidenciado logo aos cinco minutos por uma excelente arrancada de Bosingwa pelo corredor direito, que só não resultou em golo porque nenhum companheiro chegou a tempo de emendar o cruzamento perigosíssimo do lateral.
Apesar da marcação extremamente cerrada do Nacional, a avalanche ofensiva azul e branca continuou, traduzida em mais quatro jogadas de verdadeiro alerta para o adversário: Postiga rematou muito perto do poste esquerdo; Alonso cortou «in extremis» uma bola de Raul Meireles que ia direita a Lucho; Diego Benaglio interceptou novo cruzamento rasgado de Bosingwa; e Postiga chegou atrasado a um bom lance de entendimento entre Lisandro e Lucho.
Nos últimos 20 minutos da primeira parte do encontro, o Nacional equilibrou as operações. O F.C. Porto, no entanto, regressou do intervalo outra vez muito forte, voltando a tomar conta do jogo e prometendo cada vez mais o golo que teimou em não chegar, ora por culpa do infortúnio dos seus avançados, ora por culpa das boas intervenções de Diego Benaglio.
Mas nem só destes dois factores dependeu a primeira derrota dos azuis e brancos na Liga (recorde-se, mais uma vez, apenas ao fim de 14 jornadas). A partida ficou também marcada por um lance mal ajuizado, aos 54 minutos, em que tinha de ser grande penalidade, uma vez que a falta de Filipe Lopes aconteceu dentro da área dos madeirenses. Cinco minutos depois surgiria o golo do Nacional.
Não obstante isso, o F.C. Porto manteve-se de cabeça erguida e só não saiu da Madeira com outro resultado, porque de facto esta não foi uma noite afortunada para os seus jogadores. Que o digam Raul Meireles (54m), Lisandro (54m) e Kazmierczak (81m), a quem Diego Benaglio negou claramente o golo, e até mesmo Mariano (62m), que, de baliza aberta, não acertou bem na bola, e Leandro Lima (79m), que viu um defesa desviar-lhe o esférico do destino mais desejado.

FICHA DE JOGO:
Liga 2007/08, 14ª jornada (21 de Dezembro de 2007)
Estádio da Madeira, no Funchal
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Árbitros Assistentes: Paulo Ramos e Gabínio Evaristo
4º Árbitro: Elmano Santos
NACIONAL: Diego Benaglio; Patacas «cap.», Felipe Lopes, Cardozo e Alonso;
Cléber, Ávalos e Juliano Spadacio; Juninho, Lipatin e Adriano
Substituições: Adriano por João Moreira (56m), Juninho por Zé Vítor (67m) e
Lipatin por João Coimbra (84m)
Não utilizados: Rafael Bracalli, Rodrigo, Bruno Basto e Pedro Pita
Treinador: Predrag Jokanovic
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Fucile; Paulo
Assunção, Raul Meireles e Lucho González; Hélder Postiga, Lisandro e Mariano
Substituições: Hélder Postiga por Adriano (61m), Raul Meireles por Leandro Lima
(67m) e Mariano por Kazmierczak (79m)
Não utilizados: Nuno, Cech, João Paulo e Bolatti
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lipatin (59m)
Disciplina: cartão amarelo a Felipe Lopes (53m e 88m), Cléber (65m) e Paulo
Assunção (86m). Cartão vermelho, por acumulação, a Felipe Lopes (88m)» in site F.C. Porto.

O excelente golo da equipa do Nacional da Madeira, que valeu a 1.ª derrota do F.C. Porto na Liga 2007/2008 e no terreno do Nacional!
---------------------------------------------------------------------------
Já se sabe que no futebol não se pode ganhar sempre. Também é verdade que esta derrota inesperada, não compromete a excelente primeira volta que o F.C. Porto está a realizar na Liga 2007/2008. Mas, nós portistas, já vimos este filme no ano passado! Facilitar, facilitar, até ficar em maus lençóis, quase morrendo na praia. Tarik e Quaresma são muito importantes para esta equipa, que não tem soluções viáveis para estas duas pedras, e para o restante núcleo basilar da equipa. Mariano Gonzalez, Hélder Postiga, Edgar, Lino, Kaz, Farias e Leandro Lima, Stepanov não conseguem reequilibrar a equipa, quando faltam as peças mais importantes do xadrez, isso é notório... Das contratações, que este ano tiveram o aval do Mister Jesualdo Ferreira, só o experiente guardião Nuno, dá garantias. O presidente Pinto da Costa referiu recentemente que o F.C. do Porto, não vai vender ninguém, nem necessita de reforços... pois se assim for, parece-me que vamos ver o mesmo filme, duas vezes consecutivas! A agravar esta situação, lembre-se que Tarik, segue para a CAN para representar a Selecção de Marrocos na prova, falhando a parte mais importante da época. Para mim, há que ir às compras, é necessário mandar gente embora, que não serve para um clube com os nossos pergaminhos. Eu sugiro a quem de direito, a compra de um bom ala e de um centro-campista de créditos firmados, para que as substituições não enfraqueçam a equipa, antes a valorizem! E quem quiser sair, os que estiverem com os delírios dos milhões, que sigam, não são verdadeiros Dragões, dispostos a engrandecer o nosso Clube, o F.C. do Porto! Viva o F.C. do Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover