16/12/07

F.C. Porto 2 vs Guimarães 0 - Grande Jogo de Futebol no Dragão!






«Problema resolvido em menos de uma hora
O problema bicudo, proposto por Manuel Cajuda num género de indecifrável equação, foi resolvido em menos de uma hora, num momento de redenção de Tarik, que tivera a resposta para o enigma na ponta do pé 30 minutos antes de assinar a resolução do enunciado.
A validade do desafio vimaranense, assente numa ousadia prometida de véspera e em inegáveis exercícios de pressão, que sugeriram uma abordagem diferente aos Dragões, poderia ter caducado em menos de dez minutos. Na verdade, o segredo para a trama oculta quase foi descoberto nos primeiros ensaios ou pontapés. Não fosse o deslumbre de Quaresma, que errou o alvo sem Nilson no caminho, e a tese do insondável teria sido refutada nos primeiros instantes de decomposição e pesquisa.
A apreciável estrutura do Vitória, que zelava cuidadosamente pela inviolabilidade da sua baliza como se se tratasse de um labiríntico esconderijo, tentando esconder muitos metros adiante, entre avisos e ameaças, a chave do problema, mal tivera tempo de se recompor quando Tarik quase decifrava o mistério e libertava, com estrondo, a aprisionada solução. Nilson, o último guardião do desconhecido, estava novamente batido, assistindo, resignado e agradecido, à caprichosa trajectória da bola.
Outros compostos e alternativas foram somados à persistência portista, entre toques de calcanhar, transições profundas e o cintilar de uns quantos desequilíbrios. Jesualdo Ferreira não prometera, mas admitira a existência de uma saída, pelo menos. Da adição nasceu a descoberta: o golo, trilhado num misto de prudência e arrojo, numa mescla que combinou um recomendável estado de alerta, uma fibra invejável e uma notável velocidade de execução, na qual é de elementar justiça incluir Helton, autor de um par de defesas brilhantes que ajudaram a traçar o destino da ininterrupta busca.
A interrogação vimaranense tinha, contudo, outras variantes, possibilitava mais do que uma resposta, conforme Lisandro faria questão de demonstrar adiante, numa cambiante individual e de genuíno ponta-de-lança, daquelas que lhe permitem distinguir-se, a léguas, como o melhor marcador da Liga e uma das boas razões para justificar a ampla vantagem portista, que alargou o fosso para o segundo classificado de sete para dez pontos.
FICHA DE JOGO
Estádio do Dragão, no PortoLiga 2007/08, 13ª jornada15 de Dezembro de 2007Assistência: 36.812 espectadores
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)Assistentes: João Santos e Luís Marcelino4º Árbitro: Hugo Pires
F.C. PORTO: Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e QuaresmaSubstituições: Raul Meireles por Bolatti (68m), Lucho por Mariano (75m) e Tarik por Adriano (79m)Não utilizados: Nuno, João Paulo, Leandro Lima e Hélder PostigaTreinador: Jesualdo Ferreira
V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Geromel, Sereno e Desmarets; Flávio Meireles «cap», João Alves e Fajardo; Alan, Miljan e GhilasSubstituições: Ghilas por Tiago Targino (59m), João Alves por Carlitos (74m)Não utilizados: Nuno Santos, Radanovic, Moreno, Tiago e RabiolaTreinador: Manuel Cajuda
Ao intervalo: 0-0Marcadores: Tarik (55m) e Lisandro (73m)Disciplina: cartão amarelo a Ghilas (13m), Quaresma (37m) e Flávio Meireles (82m)» in site F.C. Porto.
-----------------------------------------------------------------------------
Juntaram-se as duas equipas que melhor futebol praticam na actualidade e o resultado só poderia ser um grande jogo! Mas venceu a melhor das duas excelentes equipas em campo. O F.C. do porto deu-se até ao luxo que poderia ser fatal, de falhar dois golos de baliza aberta. Impressionante o jogo de Lisandro Lopez, sempre a correr, tanto defendia um golo como aparecia nas alas, no meio do campo a construir e na frente a finalizar como só ele sabe; simplesmente extraordinário, trata-se de um jogador com "Alma de Dragão", que deixa tudo em campo. Estiveram em grande evidência também, Helton que parece regressar à sua boa forma, Bosingwa, um poço de força, Bruno Alves e Pedro Emanuel, que dupla de centrais, um meio de campo cheio de garra com Paulo Assunção e Raúl Meireles, autênticos "ferrinhos" e um luxo de Lucho, que grande jogador, com um ataque de grande categoria, Tarik, Ricardo Quaresma, o mágico e Lisandro Lopez. Na próxima jornada, última deste ano civil, o F.C. Porto desloca-se ao Nacional sem Quaresma por castigo e Tarik por lesão. Continuo a dizer que esta equipa necessita de um ala e de um centro campista de créditos firmados, dado que quando alguém da estrutura base falha, é muito difícil reequilibrar a equipa. Talvez eu esteja errado, mas é apenas a minha opinião, uma pessoa que quer sempre o melhor para o seu clube. Grande F.C. Porto, já vamos a 10 pontos do segundo classificado, passamos aos oitavos de final da Liga dos Campeões, estamos na Taça de Portugal; enfim, somos grandes!
-----------------------------------------------------------------------------

Algumas imagens deste magnífico jogo de futebol que F.C. Porto e Vitória de Guimarães, protagonizaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover