11/12/07

F.C. Porto 2 vs Besiktas 0 - Grandes também na Europa do Futebol, estamos, mais uma vez, nos oitavos de final da Liga dos Campeões!





«Nos "oitavos" e na frente
A vitória, clara e amplamente justificada, para lá dos números garantidos por Lucho e Quaresma, produziu efeitos mais vastos do que a qualificação desejada para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, que o empate, só por si, assegurava. Com o inequívoco triunfo sobre o Besiktas, o F.C. Porto concluiu o Grupo A na frente, na mesma posição em que terminara o agrupamento que partilhou com o Milan em 1996. Mais: em 13 participações, os Dragões atingem pela nona vez a segunda etapa da prova, integrando a fase de eliminatórias pela quarta vez em cinco épocas.
Sem ensaios ou preâmbulos, dispensáveis preliminares de entediar, o encontro do tudo ou nada assumiu o aspecto antecipado e as configurações aguardadas, como se um automatismo extraordinário ditasse rotas e direcções. Os mais óbvios caminhos eram, no entanto, determinados pelo arrojo portista, que condicionava a partida a um jogo de sentido único.
Cruzamentos de Quaresma e Bosingwa já tinham rasgado espaços entre a defesa turca, quando Tarik alargou o repertório de soluções numa variante individual que deixou três adversários pelo caminho antes do remate. Daí ao golo de Lisandro, que a equipa de arbitragem sueca erradamente não sancionou, foi questão de mais uns quantos exercícios de pressão e um punhado de ameaças.
As réplicas de prenúncio de golo sucederam-se para lá do primeiro esboço reactivo do Besiktas a uma pressão que indiciava a geração da vantagem do campeão português e a concepção do apuramento, que parecia germinar, definitivamente, num movimento fantástico de Tarik. Com uma defesa soberba, Rustu negou, no imediato, o que viria a autorizar no minuto seguinte. Marcou Lucho, com o guarda-redes turco a pedir, de forma descabida, o fora-de-jogo que não existiu.
Os vastos sinais da hegemonia portista não se ficaram por ali, pela proximidade do descanso, prolongando-se pelo decurso da segunda parte e conseguindo no golo de Quaresma, sabiamente isolado por Lisandro, o melhor desenho e o mais letal dos preparativos. Aos 62 minutos, a qualificação estava assegurada, mas a persistência portista no ataque só se esgotaria à interrupção definitiva do jogo. O F.C. Porto permanece na Europa, na mais competitiva liga do planeta, e na condição de vencedor de grupo.
FICHA DE JOGO
UEFA Champions League, 6ª jornada do Grupo A
11 de Dezembro de 2007
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.608 espectadores
Árbitro: Peter Frojdfelt (Suécia)
Assistentes: Henrik Andren e Fredrik Nilsson
4º Árbitro: Daniel Stalhammar
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma
Substituições: Tarik por Hélder Postiga (73m), Fucile por Cech (75m) e Lucho por Bolatti (81m)
Não utilizados: Nuno, Mariano, João Paulo e Adriano
Treinador: Jesualdo Ferreira
BESIKTAS: Rustu; Tandogan, Toroman, Mercimek e Uzulmez «cap»; Ozkan, Cissé e Tello; Delgado, Bobo e Yilmaz
Substituições: Tello por Higuaín (83m) e Yilmaz por Akin (46m)
Não utilizados: Arikan, Kurtulus, Sedef, Avci e Kas
Treinador: Ertugrul Saglam
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lucho (44m), Quaresma (62m)
Disciplina: cartão amarelo a Quaresma (23m), Rustu (44m), Bobo (64m) e Akin (87m)» in site F.C. Porto!


Imagens de mais uma espectacular vitória do F.C. Porto na Liga dos Campeões 2007/2008, garantindo a passagem para a próxima fase (oitavos de final da Liga dos Campeões), como líder do Grupo A, à frente do Liverpool, Marselha e Besiktas!
-------------------------------------------------------------------------------
Os senhores da capital capitalista, elitista, centralista e sulista, como vão agora zurzir na oitava passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, pelo F.C. Porto, vencedor do Grupo A de qualificação. Será que vão referir que o F.C. Porto só vence na Europa do Futebol, devido ao apito dourado? - Os herdeiros de Calabote e de Salazar falam, falam, mas nós é que continuamos a vencer, intra e extra-muros. Muito do prestigio do Futebol português a nível internacional, deve-se de forma indesmentível, aos resultados que o F.C. Porto tem conseguido, e aos jogadores que empresta à Selecção Nacional, para esta brilhar. Num país decente, o F.C. Porto seria muito melhor tratado e acarinhado pelas criticas das opiniões pública e publicada. Viva o F.C. Porto, continuamos a ser os maiores. Destaque para as exibições de Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lucho, Lisandro, Tarik e do "Mágico", Ricardo Quaresma, cada vez mais a assumir-se, como o melhor jogador Português da actualidade... E além dos prestígio profissional e valorização dos nossos jogadores mais influentes, encaixamos mais um "pipa" de massa! Note-se que em treze edições da Liga dos Campeões, o F.C. Porto passou nove vezes aos oitavos de final da prova, tendo mesmo vencido uma e foram duas vezes às meias finais... ai Clube do Calabote!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover