03/12/07

António Marinho Pinto - Mais um ilustre Amarantino!



«O advogado, jornalista e professor universitário António Marinho Pinto foi eleito na sexta-feira o novo bastonário da Ordem dos Advogados (OA) prometendo dedicar-se em exclusivo "às grandes causas" e a exercer as suas novas funções "a tempo inteiro".
Em segundo na votação ficou o antigo conselheiro para os Assuntos Políticos e de Justiça do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, Magalhães e Silva, seguido do professor Menezes Leitão e por fim Garcia Pereira, líder do PCTP/MRPP.
"Só será uma verdadeira vitória se nenhum advogado se sentir derrotado.
Batalharei para devolver à Ordem o seu prestígio e para que a justiça seja feita nos tribunais e não em repartições públicas e empresas", afirmou.
António Marinho Pinto sublinhou ainda a "aquela que aponta ser a maior votação na história da ordem" como um "reforço da representatividade" mas também como uma responsabilidade acrescida".
António Marinho Pinto, que também é professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 57 anos de idade, é natural de Amarante e foi o segundo candidato mais votado nas eleições anteriores, de que saiu vencedor Rogério Alves. Agora é Marinho Pinto que sucede o anterior bastonário.
Marinho Pinto pertenceu à equipa liderada por José Miguel Júdice, tendo sido afastado pelo bastonário das suas funções na presidência da Comissão dos Direitos Humanos pelas críticas duras que dirigiu - e mantém - à magistratura portuguesa, em vésperas do Congresso da Justiça promovido pela Ordem dos Advogados, em 2003.
O novo bastonário da Ordem dos Advogados tem a carteira profissional de jornalista há cerca de 30 anos.» in Expresso online.
---------------------------------------------------------------------------
António Marinho Pinto é um ilustre Amarantino que foi eleito bastonário da Ordem dos Advogadas. Amarante continua a ser uma terra de grandes vultos que, levam bem longe e bem alto o nome da nossa Cidade. Como Amarantino, congratulo-me com esta vitória e espero que o seu mandato seja recheado de muito êxito, de modo a que o nome de Amarante, saia mais uma vez prestigiado, através da obra de mais um Amarantino brilhante. E depois, pelas reacções que tive oportunidade de ouvir e ler, penso que se trata de um candidato completamente anti-mainstream, o que numa sociedade tão alinhada, corporativista e conformista, constitui uma evidente prova de saúde para a tão importante classe dos advogados e, em última análise para a Justiça Portuguesa, que tão mal tem andado. Parabéns e boa sorte, Dr. António Marinho Pinho, meu ilustre conterrâneo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover