27/11/07

Educação em Portugal - Isto é ser professor integral, a conquista pela relação pessoal, pela partilha, pelo dar e receber!


Teresa Martinho Marques

«Bem devagar...
Como diz Rubem, por outras palavras... continuamos a viver dentro de algumas crianças a quem chamámos nossas um dia...
A imortalidade possível.
(O que nos mantém vivos nas horas em que parecem querer esmagar-nos?)

Agora mesmo, na caixa do correio, isto:

Olá professora!
Há já muito tempo que não lhe mandava noticias (...)!
Pois é... hoje é o meu último dia de aulas do 10.º ano, em científica! Para o ano vou mudar de área, vou para artes. Pois é, vou-me separar da parte da turma que ainda resistia unida! Connosco está tudo bom, tirando o cansaço, encontra-se tudo feliz com o final das aulas! =)
É nestes finais de ano que me ponho a recordar os anos passados, e que sinto saudades dos anos que passámos todos juntos, apesar de também gostar bastante do secundário! Foi uma mudança bastante radical, contudo, serviu para aprender muito e tornar-me uma rapariga mais crescidinha!
Espero que esteja tudo bem com a s'tora...

Muitos cumprimentos desta sua aluna
SB

Duvido que certas pessoas alguma vez venham a ter este calor matinal em forma de palavra a pacificar o dia.
Porque para receber, é preciso dar.
Dar, ouviram bem?
Não é só pedir!
Logo à tarde é a festa do Agrupamento numa praça aqui em Azeitão (barraquinhas, tenda com trabalhos, palco e espectáculo garantido por todas as escolas ao longo da tarde). Alguns alunos da minha DT vão actuar e combinámos já aproveitar a tarde de rua para nos sentarmos na relva a ensaiar o que falta para a festa de dia 19. Vai saber-me tão bem estar horas com eles sem o espartilho de horários, paredes e papéis...
Isto ninguém me tira, por mais que se esforce.
Já saboreio um sorriso por antecipação!
(Hoje quero viver o dia bem devagar...).» in Correio da Educação N.º 315 26 de Novembro de 2007.
-------------------------------------------------------------------------------
Caríssima Teresa Marques, são esses pormenores, a maior parte das vezes por(maiores), que fazem toda a diferença. É que um professor é acima de tudo um amigo, um colega, um confidente... Um professor que não estabelece laços com os seus discentes, na maior parte das vezes só consegue alcançar os alunos mais fáceis de ensinar, se é que isso é possível! Nós até nem queremos que nos avaliem por isso, porque trata-se mesmo de dar e receber; exigimos apenas respeito dos tecnocratas, que só dão aulas nas universidades, que só avaliam a dimensão cognitiva, sem desprimor para os bons professores que também existem nas universidades. Mas são tecnocratas, ratos de gabinete bem conhecidos, de que estou a falar! Eles andam aí a mandar, sempre a mandar, nos gabinetes confortáveis! Bem sei Anabela, tu também és uma professora humana e integral, eu conheço as tuas práticas e a tua postura de grande proximidade e empatia com os teus alunos. A nossa avaliação nessa componente tão importante, expressa-se em momentos como este que a Teresa brilhantemente retrata. Bem haja Teresa, por mostrar uma componente muito importante da nossa profissão, que num país civilizado, não seria enxovalhada na praça pública, no sentido de congelar carreiras, de avaliar de forma iniqua, de atribuir aumentos anuais inferiores à inflação; enfim, nem falemos disso, de déficits, nós falamos de dar e receber!


3 comentários:

  1. Concordo. Aliás, já falei várias vezes disto no meu blogue. Dar, sem o intuito de receber, para poder receber.
    E sim, permanecemos na memória de alguns dos nossos alunos, assim como outros professores permanecem nas nossas memórias.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Helder, pelas suas calorosas palvras... Obrigada por ter o carinho de escutar e partilhar... Parecem coisas tão simples estas e quem manda insiste na ignorância do essencial. Bem-haja por não baixar os braços!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Força Amiga a nossa luta continua!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover