05/10/07

Política Educativa - Presidente da República evoca o problema da Educação em Portugal, no 5 de Outubro!


Imagem gentilmente trabalhada por Dr. Micl!

«Lisboa, 05 Out (Lusa) - O secretário-geral da Fenprof mostrou-se hoje satisfeito com a escolha pelo Presidente da República do tema "Educação" no discurso do 5 de Outubro e pela mensagem que deixou da necessidade de prestigiar os professores.

"Foi com satisfação que vimos a escolha deste tema por parte do Presidente da República" disse à Agência Lusa Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof).

O discurso de Cavaco Silva incluiu uma "referência elogiosa aos professores", notou Mário Nogueira, com o presidente a sublinhar que é importante tratar os professores com dignidade e que eles sejam acarinhados.

"O governo tem tratado os professores como um estorvo", criticou o sindicalista da Fenprof, pelo que seria bom que, depois deste discurso do Presidente da República, o governo passasse a "agir de outra maneira".

O Presidente da República propôs hoje um "novo olhar sobre a escola", uma escola ligada à comunidade, em que os pais estejam envolvidos de forma mais activa e participante e em que a figura do professor seja prestigiada.

"Há que promover um verdadeiro sentimento de comunidade em relação à escola e ao sucesso educativo (...). Esse envolvimento pressupõe também, como é natural que a figura do professor seja prestigiada e acarinhada pela comunidade, o que requer, desde logo, a estabilidade do corpo docente", salientou Cavaco Silva.

Além disso, acrescentou, a dignidade da função docente assenta também, em larga medida, "no respeito e na admiração que os professores são capazes de suscitar na comunidade educativa, junto dos colegas, dos pais e dos alunos".

"A educação é neste momento uma preocupação", afirmou Mário Nogueira, porque a educação "é um dos graves problemas" que a sociedade portuguesa enfrenta e o discurso de Cavaco Silva espelha isso.

Os professores têm de fazer parte das mudanças e estas não devem ser feitas contra eles, acrescentou ainda o sindicalista, lembrando que nem sempre os professores têm sido tratados com dignidade. IRE Lusa/Fim»
---------------------------------------------------------------------------------------
Era bom que o digníssimo Primeiro Ministro e a não menos ilustre Ministra da Educação atentassem de verdade, não a fingir, como parece, ao discurso do Excelentíssimo Presidente da Republica, mormente quando ele diz que: "as reformas da educação fazem-se com e não contra os professores". Mas como os digníssimos seguem um critério de governação estritamente economicista, temo que mais este discurso do 5 de Outubro, vá cair em saco roto. Pobre país o nosso, que maltrata a classe docente!


2 comentários:

Pin It button on image hover