27/10/07

Amarante - O "dito cujo" de S. Gonçalo de Amarante, o Beato que colocou Amarante no mapa e de forma estratégica.


S. Gonçalo com os seus cravos vermelhos, na Igreja de S.º Gonçalo, em Amarante!


O famoso dito cujo de S. Gonçalo!

«Festas, Feiras e Romarias

São inúmeras as festas e romarias em Amarante. A mais importante é a que tem lugar em honra de S. Gonçalo, padroeiro do concelho, e que acontece no primeiro fim de semana de Junho, atraindo à cidade milhares de romeiros e foliões, vindos de todo o país.

Ao santo, que terá nascido em Tagilde- Guimarães por volta de 1200, e falecido em Amarante em 1262, estão associados dotes de casamenteiro, muito requisitados por moças e velhas solteiras, cujas preces se encontram caricaturadas nos doces fálicos, de tamanhos normais ou desmedidos que, nos dias de festa, se vendem abundantemente pelas ruas da cidade. As "festas pequenas" em honra de S. Gonçalo celebram-se a 10 de Janeiro de cada ano, dando início a muitas evocações que apenas o período da Quaresma faz esmorecer.

Em Fevereiro, no 1º fim de semana, comemora-se S. Brás em Telões, e, no 2º, Santo Amaro em Gondar.

Em Abril, também em Gondar, no lugar do Cavalinho, realiza-se a "Feira dos Burros", ou Feira dos 29 (por ser habitual ter lugar no dia 29), com origens na Idade Média, que arrasta multidões, ali idas para comercializar gado marrano e cavalar ou, a maioria, para assistir às corridas de burros e cavalos, muitas delas hilariantes, e celebrar a tradição.

Em Junho, depois de S. Gonçalo, evoca-se S. João em Gatão e Várzea, a 24 e 25; dia 26 celebra-se S. Paio em Oliveira; dia 29 festeja-se S. Pedro em Aboim, Ataíde e Canadelo.
Em Julho, no 3º domingo, celebra-se S. Veríssimo em Amarante e S. Tiago em Figueiró. No último domingo, comemora-se a Senhora do Campo em Gouveia-S. Simão.

O mês de Agosto é o mês grande das festas. No 1º fim de semana comemora-se o Divino Salvador em Freixo de Baixo; S. Martinho em Carneiro; Santa Maria em Gondar; Santa Ana em Telões e Senhora da Graça em Vila Caiz.

No 2º domingo, evoca-se o Sagrado Coração de Jesus em Figueiró; dias 13, 14 e 15, celebra-se a Senhora da Assunção (Senhora do Vau) em Gatão e as freguesias de Aboadela e Fregim honram Santa Maria. Nos dia 17 e 18, comemora-se S. Mamede em Bustelo e no penúltimo domingo realiza-se, em Telões, a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima. No último domingo comemora-se a Senhora dos Remédio em Candemil e em Real celebra-se S. Raimundo.

Ainda em Agosto, mas em datas móveis, comemora-se Nossa Senhora de Moreira em Ansiães e S. Cristovão em Candemil.

Em Setembro, a 6, 7 e 8, celebra-se Nossa Senhora do Leite em S. Gens, Freixo de Cima, embora as festas durem até ao S. Miguel.» Fonte: http://www.cm-amarante.pt

Amarante, falada, pelo "coiso" do S.º Gonçalo. Aí está uma forma muito criativa, tradicional e bem humorada de promover uma terra. Gostei, particularmente desta. Viva o S. Gonçalo de Amarante!


"S. Gonçalo de Amarante
Casamenteiro das velhas
Virai-vos para as novas
Que mal vos fizeram elas!


Excelente link sobre o S.º Gonçalo de Amarante, em:
http://ismps.de/revista/Internet-Corres2/CM55-05.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover