29/09/07

Amarante São Gonçalo - Capela de S. Lázaro, no Lugar com o mesmo nome, em Amarante!





Capela de S. Lázaro, em S. Lázaro, S. Gonçalo, Amarante!


«São Lázaro


Lázaro é uma personagem bíblica descrita no Evangelho segundo João como um amigo de Jesus teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria. Seu nome provavelmente do grego corresponde ao hebraico Eleazar, e significa literalmente "Deus ajudou".

De acordo com tradição católica, o Lázaro ressuscitado teria se dirigido a Provença depois da morte de Jesus em companhia de suas irmãs e de outras pessoas. Ele também teria sido o primeiro bispo de Marselha. Na Idade Média tornou-se o padroeiro dos leprosos pela associação errada feita com seu homónimo narrado na parábola mencionada Lucas - na parábola do Lázaro e do Rico.



[editar] Sua ressurreição


Segundo os Evangelhos, Lázaro teve a sorte de ser o protagonista de um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo, depois de estar morto por quatro dias. Lázaro adoeceu gravemente e duas de suas irmãs Marta e Maria enviaram com urgência um mensageiro ao encontro de Jesus com a seguinte mensagem: "Aquele a quem Você ama, está doente". Ou seja, estamos seguros de que virá, e se vier, livrará-se da morte. Aos seus discípulos, Jesus diz que Lázaro dorme [na morte], mas seria acordado. Foi apenas no quarto dia após a sua morte, que chega a Betânia.

As duas irmãs saem ao encontro de Jesus em meio de lágrimas lhe dizendo: "Oh, Senhor se tivesse estado aqui não haveria morrido nosso irmão". Jesus responde: "Eu sou a ressurreição e a Vida. Os que acreditam em Mim, não morrerão para sempre". Jesus, ao vê-las chorar se comoveu e também chorou. Os judeus que estavam ali em grande número, exclamaram: "Olhem quanto o amava!" Jesus disse: Lázaro, eu te mando, saia! E Lázaro se levantou. Depois de quatro dias morto, foi ressuscitado milagrosamente e visto pela multidão que contemplou o facto.



[editar] Parábola do Rico e do Lázaro


Alguns usam a parábola de Jesus sobre o "homem rico e de Lázaro", para provar que Jesus ensinou o tormento do pecador um Inferno de fogo literal depois de morte. Isto envolve defender a crença na imortalidade da alma. Lucas 16:19-31 (sigla LC) é encarado como uma parábola didáctica para os judeus. Este Lázaro não tem nada a haver com Lázaro de Betânia mencionado em João 11. A Bíblia de Jerusalém (sigla BJ), em uma nota de rodapé, reconhece que é uma "parábola em forma de história sem referência para qualquer personagem histórico."

O "homem rico" caracterizaria os fariseus. "Seio de Abraão" é o lugar de honra no banquete presidido pelo pai dos crentes, negado ao "homem rico", mas admitido ao "pobre Lázaro". As mortes do homem rico e do podre Lázaro - igualmente simbólicas - representariam uma mudança das circunstâncias. Assim, o antigamente menosprezado entrou numa posição de favor Divino, e o antigamente aparentemente favorecido foi rejeitado por Deus.» in Wikipédia.
-------------------------------------------------------------------------------
As referências à existência desta Capela de S. Lázaro em Amarante, no lugar do mesmo nome, são muito antigas, assim como a festa em honra de S. Lázaro, sempre quinze dias antes da Páscoa. Antigamente, quando a economia de Amarante girava à volta da agricultura e as festas e romarias eram local de encontro dos lavradores, assim como de peregrinação, aos mais variados santos, em muitos locais de culto. Uma coisa se sabe, tanto S. Lázaro, como S. Veríssimo, são desde há muito referenciados, como locais importantes do burgo Amarantino. Nos tempos modernos, este local transformou-se, talvez na mais importante entrada de Amarante, mas as peregrinações actuais são mais ao Modelo, Lidl, Pavilhão Gimnodesportivo e Bombas da Galp, o que faz com que este local continue a ser um ponto estratégico e importante, para Amarante. Quanto a S. Lázaro, o que foi ressuscitado por Jesus Cristo, parece que o seu culto tinha e tem a ver com a cura de mazelas físicas, mas também as cartomantes, bruxas e "endireitas", lhe roubaram o poder curativo. Mudam-se os tempos... os Santos são outros. Esta Capela e outros locais de Amarante, constituem-se como que um memorial de uma Amarante rural que acabou!


Mais informações sobre a Capela de S.º Lázaro podem ser encontradas no site da paróquia de Amarante, em:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover