17/09/07

Política de Educação - Boas dicas para o arranque dum ano letivo!



«Círculo Aberto - Dicas para um bom ano letivo

É sempre redutor querer enunciar telegraficamente as dicas para um bom ano letivo. Há tantas variáveis internas e externas que o condicionam! E, no entanto, arriscamos o alinhavar de algumas regras quase comuns.

Definir, explicar, justificar as regras do jogo educativo. A pontualidade, a assiduidade, a justificação de faltas, a tipologia de faltas aceitáveis, o não uso do telemóvel ou outro dispositivo de comunicação durante as aulas, as posturas, os comportamentos rotineiros desejáveis, a realização do TPC… são algumas das regras que o Diretor de Turma (e os demais professores) devem explicitar logo na primeira aula.

Clarificar os critérios de avaliação. Isto é, cada professor deve, logo na primeira aula, referenciar o que é que conta (e como conta) para a avaliação, que pesos vão ter os diversos componentes, que instrumentos vão ser usados.

Fazer a profissão de fé na capacidade de aprendizagem de todos os alunos. Isto é, clarificar as expectativas, afirmar que, de diferentes modos e tempos e com graus variáveis de proficiência, todos serão capazes de aprender. Mas que para isso vai ser necessário querer, persistir, trabalhar.

Enunciar o programa de trabalho, os métodos de estudo recomendáveis, os suportes necessários à aprendizagem, a diversidade de fontes a que poderão recorrer, os princípios básicos da pesquisa e da apresentação de trabalhos. Fazer ver que aprender pode ser uma (a)ventura que não dispensa a perseverança, o método e a vontade. Mostrar que o professor é um amigo exigente e dialogante. Mas que não pactua com a indisciplina, a arrogância, o laxismo e o deixa-andar.

Tudo simples, tudo óbvio. Mas que pode marcar a diferença ao longo do ano letivo.» in Correio da Educação.
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Considero que estas achegas, embora não tragam nada de novo, relativamente a algumas estratégias a seguir no início de um novo ano letivo, são sempre importantes, na medida em que, o facto de as relembrarmos, levará a que não nos esqueçamos de as colocar em prática. Daí o carácter utilitário deste excelente artigo do Dr. José Maria Alves, que pode ser usado como um oportuno lembrete, que os docentes não se devem esquecer de destacar nas primeiras aulas.


#professor

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