31/08/07

Cidade do Porto - Torre e Rua dos Clérigos, Projecto de Nicolau Nasoni!

IMG_0872
Torre e Rua dos Clérigos, na Cidade do Porto, a Invicta!
-------------------------------------------------------------------------------
Hoje, gostei de rever a baixa da Cidade do Porto, movimentada, cheia de gente, plena de vida, como outrora. Bem sei, que havia a corrida de aviões, mas gostei de ver novamente esta animação. Quando estudei na Cidade do Porto, a minha cidade, onde nasci, em Massarelos, na maternidade Júlio Dinis, sempre adorei a animação das Ruas de Cedofeita, Sta. Catarina, Clérigos, Sto. António, Costa Cabral, etc. Estes acontecimentos são, sem dúvida muito bons. Além de potenciarem o turismo, hotelaria, a restauração e afins, contribui também para que uma cidade que, muitas vezes, parece quase "devoluta", com casas desocupadas, sem os estudantes que foram transferidos para a parte alta da cidade, numa cidade revitalizada, com o rebuliço comercial que tinha, antes do aparecimento das grandes superfícies, estrategicamente colocadas em zonas limítrofes da cidade. Quando o comércio era feito a céu aberto, nas ruas, nada superava as Ruas Sta. Catarina, Cedofeita, Almada, Bonjardim, Mousinho da Silveira, Costa Cabral, Constituição, Fernandes Tomás, Sto. António, Loureiro, Clérigos, Bonfim, etc, etc. Gostei de ver o Porto hoje, gostei do arranjo da Praça da Cordoaria e os acessos exteriores à cidade, quer pela rede viária, quer pela linha de metro, foram passos decisivos para a valorização de uma Cidade que passou 50 anos de ostracismo. Uma palavra para a parte ribeirinha de Gaia que, indubitavelmente, estão muito bonitas e revitalizadas! Viva o Porto, carago!


«Torre dos Clérigos

Para muitos o ex libris da cidade do Porto, esta torre foi erigida entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres.
Tem seis andares e 76 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal. O projecto inicial previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. Nasoni está enterrado nesta igreja a qual dedicou muito tempo e dedicação.
É um exemplo de arquitectura barroca.» in Wikipédia


Torre dos Clérgidos na Cidade, do Porto!
Vista Panorâmica das Torre dos Clérigos!
Para saber mais sobre a Irmandade dos Clérigos pobres:
E sobre Nicolau Nasoni, em:

Mui Nobre, Leal e Invicta Cidade do Porto, com a Jóia de Nasoni: Torre dos Clérigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover