17/08/07

Amarante - Freguesia de São Simão de Gouveia na Serra da Aboboreira!


Monumento erigido a S. Simão, na mesma Freguesia, em Amarante!

Esta Freguesia, tem largos horizontes visuais a partir deste local!
Uma imagem mais aproximada do azulejo alusivo a S. Simão!

Ponte que liga S. Simão à freguesia da Lomba sobre o Rio Ovelha!

São Simão de Gouveia

«Concelho
Amarante
Área
12,79 km²
População
740 hab. (2001)
Densidade
57,9 hab./km²

Localização no concelho de Amarante
Orago
São Simão
Código postal
4600-741 Gouveia - S.Simão AMT
Endereço daJunta de Freguesia
Lugar da Igreja4600-741 Gouveia - S.Simão AMT
Sítio
http://www.amarante-freguesias.com/freguesias/gouveia/
Freguesias de Portugal
São Simão de Gouveia, ou simplesmente São Simão, é uma freguesia portuguesa do concelho de Amarante, com 12,79 km² de área e 740 habitantes (2001). A sua densidade populacional, em 2001, era de 57,9 hab/km².
Localizada no Extremo Sul do concelho, a cerca de 10 km da sede concelhia, a freguesia é limitada a Sul pelos concelhos de Marco de Canaveses e Baião, a Oeste por Carvalho de Rei, a Norte pela Lomba e Jazente, e a Este por Salvador do Monte.
Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Este era constituído pelas freguesias de Aliviada, Cepelos, Folhada, Gouveia, Lomba, Monte (São Salvador) e Várzea. Tinha, em 1801, 3 015 habitantes.
Índice[esconder]
1 História
2 Economia
3 Demografia
4 Lugares
5 Património
6 Desporto
7 Cultura
7.1 Gastronomia
7.2 Festas e Romarias
8 Ligações externas
//

[editar] História
Devido ao facto de estar inserido na serra da Aboboreira, São Simão foi umas primeiras zonas habitadas do que é actualmente conhecido como concelho de Amarante. Provas disso são os bifaces encontrados no lugar de Infesta, datados do Neolítico. No entanto, outras descobertas provam a presença do Homem nesta zona ainda no Paleolítico Superior.
As primeiras referência a São Simão de Gouveia são da primeira metade do século XII. Graças a vários privilégios recebidos principalmente por D. Teresa, a freguesia cresceu e desenvolveu-se consideravelmente, tendo recebido, a 22 de Novembro de 1513, Foral de D. Manuel I. Assim, passou a ser sede do concelho de Gouveia de Riba-Tâmega, que agrupava ainda as terras de Bocaia, Bomba, Font'Arcada, Louredo, Lourosa, Mirelhe, Mós, Penha, São Salvador e Viveiros.
Quando o concelho foi extinto, a freguesia seria incluída no concelho de Soalhães, passando depois para o de Marco de Canaveses, e finalmente em 1853 para o de Amarante. Entre 26 de Março e 30 de Novembro de 1896, São Simão esteve anexado à freguesia de Carvalho de Rei.

[editar] Economia
São Simão é ainda uma freguesia muito ligada à agricultura e ao pasto de gado. Parte considerável da população ainda depende destas actividades. Dentro dos vários tipos de produção, destaca-se o milho, o feijão, frutas e, à semelhança do resto do concelho, o vinho.
O artesanato, apesar de viver um período de decadência, ainda é visível nesta freguesia, através de actividades como a fiação, a tecelagem, a cestaria e a tanoaria.

[editar] Demografia
População da freguesia de São Simão de Gouveia (1801 – 2004)
1950
1960
1970
1981
1991
2001
1251
1185
1095
982
861
740
Apesar das melhorias de condições de vida no concelho em que se insere, nas últimas décadas, assistiu-se a uma forte vaga de emigração. Os principais destinos são países europeus, como a Alemanha, França e a Suíça. Esta situação, aliada ao êxodo rural, resultou numa clara e significativa diminuição de população residente na freguesia.

[editar] Lugares
São Simão de Gouveia possui um total de 19 lugares, que são os seguintes:
Aldeia Nova
Aldeia Velha
Arrabalde
Assento de São Simão
Barral
Chão
Cimo-de-Vila
Coveiro
Eiró
Friande
Grilhão
Mera
Igreja
Infesta
Lourosa
Nogueira
Paredes
Pousada
Ribeiro

[editar] Património
Dos monumentos de São Simão de Gouveia, destacam-se a Igreja Matriz, do século XVIII, três Ermidas (Senhora do Campo, São Domingos e São Martinho) e vários Nichos, Alminhas e Cruzeiros. Pode-se encontrar também a Igreja Paroquial de S. Simão de Gouveia no templo paroquial, onde se destaca o arco da Capela da missa da Semana, que data de 1648, e o altar das almas, de 1707. Possui ainda uma frontaria muito simples em pedra. De realçar pela sua importância histórica o lugar da Aldeia Velha.
A nível de património natural, graças à sua localização priveligiada na serra da Abororeira, encontra-se nesta freguesia a Mamoa de São Simão, o Conjunto megalítico da Abogalheira.

[editar] Desporto
Em parte devido à sua cada vez maior perda de imprtância concelhia, São Simão não possui muitas infra-estruturas desportivas, estando estas localizadas em freguesias mais próximas do centro do Concelho. No entanto, existe uma colectividade, a Associação Cultural e Recreativa de S. Simão.

[editar] Cultura

[editar] Gastronomia
Os principais pratos típicos de São Simão são o fumeiro, o cabrito ou borrego assado e o pão de milho. No entanto, tal como no resto do concelho e da região em que está inserido, também se pode encontrar outros pratos feitos à base de carne, como o cozido à portuguesa.

[editar] Festas e Romarias
São Martinho - segundo domingo de Novembro
São Simão – 28 de Outubro
Senhora do campo – último domingo de Julho
São Domingos – 12 de Maio, no lugar da Aldeia Velha.



Simão, o Zelote

São Simão, dito Simão, o Zelote ou Simão, o Cananeu, foi um dos discípulos de Jesus Cristo. É referido como o Cananeu de acordo com o Livro de Mateus e como o Zelote no Livro de Lucas e nos Atos dos Apóstolos.
A palavra grega Cananeu e a palavra Zelote derivada do aramaico significam a mesma coisa: "zeloso". Supõe-se por esse apelido que Simão pertencia à seita judaica conhecida como zelotes.
O momento no qual se ocorreu o chamamento de Simão para se unir aos apóstolos não é muito claro na Bíblia. Sabe-se apenas que foi convidado ao mesmo tempo que André, Simão Pedro, Tiago e João, filhos de Zebedeu, Judas Iscariotes e Judas Tadeu (Mateus 4:18-22).
Não se sabe ao certo qual o ministério de Simão posteriormente. Algumas tradições o colocam como grande auxiliador no estabelecimento do cristianismo no Egito, juntamente com São Marcos e São Filipe e na Síria. Sua pregação era bem parecida com a dos outros quatro Apóstolos que foram para o Oriente, ascética e judaica, como aquelas preservadas na Epistola canónica de Judas. Encontrou o martírio na cruz ou, segundo outras tradições menos seguras, pela fogueira, na Armênia.» in wikipédia
----------------------------------------------------------------------------------------------
S. Simão, Freguesia do Concelho de Amarante, com uma história longa, dado que existem elementos históricos, que atestam da presença humana desde a pré-história. A sua paisagem humana está a diminuir fortemente devido à emigração que desde a década de sessenta do século passado, nunca mais parou! No entanto, considero a Aboboreira uma Serra mítica, devido ao facto de sempre ter atraído o homem. Parece que nós, os do tempo moderno, é que decidimos abandonar aquelas aldeias da Serra Mística da Aboboreira, mas creio que esse fenómeno vai sofrer uma inversão, dada a beleza daquelas paisagens! São Simão já pertenceu a outros Concelhos; mas ainda bem que voltou para nós, desta forma ficamos mais ricos, assim saibamos aproveitar a bênção que tivemos! Tive colegas de escola e agora tenho sempre alunos daquelas bandas; são sempre pessoas do melhor que há! Viva a gente de São Simão!

6 comentários:

  1. Gostei muito deste post! Viva S.Simão

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Januário, fico feliz que alguém goste da nossa terra como eu. Viva S. Simão, Abraço, Amigo!

    ResponderEliminar
  3. O seu Post fez-me recordar e conhecer melhor a terra onde nasci há 62 anos e vivi até aos 11.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. caro Amigo acredite que o gosto foi meu, é para os filhos da Terra que eu escrevo por maioria de razão!

    ResponderEliminar
  5. Estive em São Simão, junho/2019,no período manha, procurando parentes, moro no Brasil, meu avós eram deste lugar, Antônio Teixeira,Rosa de Jesus se alguém tiver alguma notícia , por favor entre em contato , obrigado.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover