22/08/07

Amarante Freixo de Baixo - Amarante, mais um monumento fantástico da Rota do Românico!


Freguesia de Freixo de Baixo, Amarante!


Este cruzeiro de Freixo de Baixo é muito belo! Parece a Cruz da Ordem de Malta, mas se calhar não tem nada a ver com ela!

Além da beleza da Igreja temos um céu de Agosto: Azul e Branco!

De qualquer ângulo esta Igreja está muito bonita, parabéns às pessoas de Freixo de Baixo, pelo magnifico Monumento Nacional que possuem!

Entradas para a Igreja do lado do átrio!


O adro da Igreja ficou muito bom com o arranjo que foi levado a cabo!


Vista a partir da casa contigua à Igreja, mas do lado do Ribeiro!


Vista lateral da Igreja, englobando a casa contigua!



Esta porta, pela sua beleza, merece um olhar mais próximo e atento!

Vista frontal da magnifica Igreja de Freixo de Baixo!

A Igreja de Freixo de Baixo, vista mais de cima, mais ao longe!



«Igreja de Freixo de Baixo, em Amarante!



Conheço esta Igreja há muito tempo. É sem dúvida um dos monumentos mais importantes de Amarante, como pode ser atestado pelas várias referências que aparecem relativas à mesma, em que ela é associada ao Período Românico, como um monumento muito representativo da arte desse período e pelo facto de alhear a beleza da Igreja, com a componente militar, pois possui uma fortificação, o que conferiu a esta Igreja uma importância estratégica. Aliás, toda esta Freguesia, de Freixo de Baixo, embora pequena, tem casas antigas muito belas; Faia, Alvéolos, Freitas, por entre outras! As obras de recuperação desta Igreja, quanto a mim, foram exemplares, dado que o produto final, que eu convido quem puder a visitar pessoalmente, como se pode constatar com as fotografias é fantástico. Depois, a Igreja está enquadrada por uma enorme vinha plantado nas vertentes inclinadas, e por enormes campos de milho no vale junto ao ribeiro, o que dá um quadro paisagístico, espetacular! Bem haja, povo de Freixo de Baixo!

Pode ser que um dia, depois de recuperados todos os nossos monumentos do Românico, possamos apostar definitivamente, no turismo religioso e científico, ligado ao estudo da história da arte! Amarante, como quase todo o Norte de Portugal, tem muito potencial a explorar:




Pode ver mais informação sobre esta Freguesia do Concelho de Amarante, em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Freixo_de_Baixo

2 comentários:

  1. Boa noite,
    O meu nome é Pedro Alves e venho pedir-lhe autorização para carregar algumas fotos do seu blog na Wikipedia. Estou a fazer um álbum de monumentos Românicos em Portugal e há muita falta de fotos. Agradeço-lhe imenso se for possível utilizá-las.

    Os meu parabéns pelo seu excelente blog, e desejando-lhe uma óptima Sexta-feira.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite:

    Pode utilizar e votos de um excelente trabalho.

    Obrigado por gostar do blog!

    Cumprimentos,

    Helder Barros

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover