09/08/07

Amarante Canadelo Descoberta da casa onde nasceu Ilídio Sardoeira, em Canadelo, Amarante!



Estas duas fotografias, mostram a casa onde nasceu Ilídio Sardoeira, em Canadelo, Amarante!


«Ilídio Sardoeira


Ilídio Sardoeira- Poeta, escritor e conferencista Ilídio Ribeiro Covelo Sardoeira, escritor, poeta e conferencista, nasceu na freguesia de Canadelo em 12 de Novembro de 1915. Licenciado em Ciências Biológicas, exerceu a docência, foi diretor da "Voz do Marão" e "Alma Nova" e colaborador de muitas publicações, entre as quais as revistas "Vértice", "Seara Nova", "Labor", "Lusíada" e "Átomo". De entre os escritos que publicou, referem-se, de forma aleatória: "A minha Aldeia", "Pascoaes - um Poeta de sempre", "Provas", "História do Sangue"", "Nota à margem de dois livros" e "Influências do Principio da Incerteza no Pensamento de Pascoaes".» in site Câmara Municipal de Amarante!
------------------------------------------------------------------------------------------
Mais um grande vulto da cultura portuguesa, nascido em Amarante, mais concretamente, numa aldeia remota desta inspiradora serra e que tive a sorte de encontrar em Canadelo, uma lápide nessa casa alusiva ao nascimento de Ilídio Sardoeira, em 1915. Foi uma figura incómoda para o regime bafiento, sabendo, apesar disso impor a sua formação integral de homem das ciências por formação e das letras quase que por devoção! Grande terra, Canadelo e Amarante!

4 comentários:

  1. Olá Hélder Barros!
    Estava a procurar imagens de Canadelo para a minha página, pois queria ilustrar a homenagem que lá deixei ao meu tio e padrinho Ilídio Sardoeira, quando encontrei o seu blog e estas duas fotografias da casa onde ele nasceu! Como hoje é o dia 12 de Novembro e se comemora o seu aniversário, deixei no meu blog um excerto do longo poema A Minha Aldeia,da sua autoria,e embora tenha muitas fotografias de Canadelo menos urbanas, decidi incluir uma das suas...espero que não me leve a mal!
    (Já agora, aproveito para dizer-lhe que se enganou duas vezes e escreveu Ilídio Figueiredo em vez de Ilídio Sardoeira!)
    A placa que se vê na casa onde nasceu Ilidio Sardoeira, foi ali colocada no contexto de uma homenagem que os amarantinos lhe fizeram,em 1993, organizada por uma associação, hoje inactiva, designada como Polis Projecto Cultural, da qual fui sócia-fundadora.

    Deixo o endereço da minha página: http://girena.spaces.live.com/ caso queira visitar-me!

    Um abraço!

    Regina Sardoeira

    ResponderEliminar
  2. Cara Dra. Regina Sardoeira:

    Obrigado, pela sua correcção do erro que eu inconscientemente cometi, pelo qual peço desculpa.
    Ainda bem que partilha, como eu, o gosto por Canadelo.
    Estou ao seu dispor para colaborar em qualquer acção que promova aquela terra e o ilustre amarantino, seu familiar, Ilidio Sardoeira.
    Bem haja, por gostar daquela terra magnífica!
    Cumprimentos,
    Helder Barros

    ResponderEliminar
  3. Sendo um grande vulto da cultura amarantina (e pascoalina, não esqueçamos!) que foi Ilídio Sardoeira, o Grupo de Montanha do Amarante Futebol Clube, vai promover a denominada (XIX) AbrilMarão 2009(-Marcha de Montanha) em que previlegiará a Freguesia de Canadelo como ponto de partida no dia 25/4 e onde nasceu este meu primo.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover