18/08/07

Liga Portuguesa de Futebol - S.C. Braga 1 F.C. Porto 2 - 1.ª Jornada do Campeonato!




18-08-2007, Sp. Braga-F.C. Porto, 1-2

«Quaresma ao quadrado
Dois livres, dois golos soberbos, que em comum têm a execução e a autoria de Ricardo Quaresma, a principal figura de um jogo intenso, veloz, farto em pormenores de qualidade e indícios de talento. Apenas singelas amostras do que está para vir. À primeira jornada, na delicada deslocação a Braga, o F.C. Porto venceu, convencendo também, apesar da margem de progressão ainda subjacente a uma exibição que justificou o repouso mais cedo.
Com duas equipas dispostas a vencer – e dispostas para o fazer -, promover um jogo à condição de espectáculo torna-se mais fácil. Especialmente quando preliminares de entediante estudo mútuo são dispensados. Foi assim em Braga, com o encontro a ganhar velocidade ao primeiro pontapé, para logo ser enriquecido por detalhes de inegável qualidade, entre toques de calcanhar e combinações imprevisíveis.
O equilíbrio expirou em 15 minutos, sensivelmente, sem que com ele se esgotassem movimentações carregadas de engenho e intencionalidade na proximidade das duas balizas. A diferença é que só o F.C. Porto enquadrava os remates, obrigando Dani a duas intervenções atentas, junto ao seu poste esquerdo.
Quaresma confirmaria a superioridade portista aos 34 minutos, na transformação de um livre directo, a preceder nova situação de golo, mas desta apenas resultou a lesão de Adriano, quando ensaiou o remate cruzado. Pedro Emanuel também surgiu em boa posição para marcar, na sequência de um pontapé de canto, mas o intervalo surgiria sem novo golo.
Ao contrário, no sentido oposto, aconteceu o empate, que revitalizaria o encontro, acabado de redescobrir a velocidade, mas então já acrescida de uma nova exigência: só o melhor de cada um dos intérpretes poderia traçar diferenças.
O campeão não perdeu tempo para se recompor e retomaria as rédeas do jogo, iniciativa que produziria a vitória a seis minutos dos 90, na transformação sublime de um livre directo. Por Quaresma, para não variar e para lá das oportunidades de que Hélder Postiga e Raul Meireles dispuseram para alvejar as redes. Na verdade, Postiga consegui-lo-ia, com o campeão outra vez em vantagem, mas -lo do lado errado, o de fora. O apito final confirmou a inversão do desfecho da época transacta, dissipando também dúvidas eventuais sobre a determinação portista.
FICHA DE JOGO
Estádio Municipal de BragaLiga 2007/08, 1ª jornada18 de Agosto de 2007
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)Assistentes: Pais António e Luís Ramos4º árbitro: Rui Costa
SP. BRAGA: Dani; João Pereira, Paulo Jorge «cap.», Rodriguez e César Peixoto; Frechaut; Hussaine, João Pinto e Vandinho; João Tomás e WenderSubstituições: Hussaine por Zé Manel (64m), João Tomás por Jaílson (76m) e Paulo Jorge por Castanheira (86m) Não utilizados: Ricardo, Brum, Carlos Fernandes e AniltonTreinador: Jorge Costa
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Lucho González, Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Adriano e QuaresmaSubstituições: Adriano por Hélder Postiga (36m), Tarik por Mariano (61m) e Lucho González por Leandro Lima (67m)Não utilizados: Nuno, Stepanov, Bolatti e KazmierczakTreinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-1Marcadores: Quaresma (34m e 84m), João Pinto (49m)Disciplina: cartão amarelo a Tarik (15m), Vandinho (30m), Frechaut (44m), João Pinto (53m), João Pereira (83m), Hélder Postiga (88m)» in site F.C. Porto
É assim, já se sabe há muito tempo que Ricardo Quaresma é um grande jogador. No F.C. Porto, ele conseguiu apurar todas as suas qualidades e competências. Está um jogador muito mais evoluído, muito devido ao tirocínio que o F.C. Porto lhe permitiu! Grande Ricardo Quaresma, és grande! Quanto à equipa, destaca-se o regresso do "patrão", Lucho (El Comandante), ganhando o jogo do F.C. Porto outra organização, dimensão e categoria; grande jogador! Helder Postiga, jogou de raiva e bem, embora o jogador que substituiu por lesão, Adriano, estivesse a fazer uma boa partida. A defesa esteve a grande nível, com destaques para Bruno Alves e Bosingwa, que força eles patenteiam! Dos novos, gostei do Mariano Gonzalez, grande jogador! Este ano é contra tudo e contra todos, tem que ser à Dragão! Vamos Porto Campeão!






Cuidado, o Mago, Ricardo Quaresma, anda à solta!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover