06/08/07

Amarante Rio Tâmega - As grandes cheias do Tâmega, em Amarante!


O Monumento visto de fora a partir da Rua Cândido dos Reis.

Em 1939, a Câmara Municipal de Amarante ergueu um monumento alusivo a uma grande cheia do Tâmega, com uma parede em azulejo muito bonito. Pelo que se pode perceber, este painel foi mandado fazer numa empresa de Vila Nova de Gaia, terra que também venera S. Gonçalo de Amarante!

As marcas das maiores cheias do Tâmega em Amarante, pelo menos das registadas!

"No dia 3 de Março de 2001, a ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, colapsou devido aos intensos caudais dos rios Douro e Tâmega, e à excessiva exploração de areia no leito do rio ao longo de anos que tinha deixado descalço pelo menos um dos pilares da ponte. Ao cair, a ponte arrastou um autocarro de turismo e dois automóveis, tendo morrido cerca de 60 pessoas." in O Primeiro de Janeiro.
----------------------------------------------------------------------
Esta notícia do jornal "OPrimeirodeJaneiro" diz tudo da violência que constituiu o Inverno de 2000/2001. Como se pode ver, a mítica cheia de 1939, que mereceu a construção de um monumento discreto, mas muito belo, algo ignorado e até mesmo um pouco abandonado, foi destronada pela cheia de 26-03-de 2001. Lembro-me perfeitamente de ir ao largo de S. Gonçalo nessa noite e assistir à fúria do Tâmega, tive o privilégio de o ver mesmo muito zangado, uma imagem entre o belo e o trágico, e centenas de "flashes" de máquinas fotográficas, com uma grande lacuna da minha parte, que não consegui registar tão invulgar momento; registou ao menos a minha memória! O monumento alusivo à cheia de 1939, tem um painel de azulejo lindíssimo, fruto da arte dos Portugueses nesta arte! Neste tempo de Verão, quando o Tâmega vai "manso" entre as fragas, é bom recordar que se trata de um "monstro" adormecido! E parece-me que se continuarmos a contribuir para isso, um dia o "monstro" desatina! Lembro-me de quando era pequenote, o meu falecido e querido Pai, me contar uma história em que a propósito da cheia de 1962, penso que era essa a data, uma enorme árvore arrastada pela fúria das águas, ficou atravessada no arco central da Ponte de S. Gonçalo, colocando-a em risco de ruir a qualquer momento. Mas com a ajuda dos populares lá se soltou a árvore, que permitiu que nós a conheçamos em todo o seu esplendor! Ainda bem, para Amarante!

2 comentários:

  1. Todos nós nos lembramos dessa cheia... assustadora! Eu nunca vira o Tâmega tão zangado!
    Lembras-te do barulho ensurdecedor que o rio fazia ao passar na Ponte Velha? Ficou registado na minha memória... ouvia-o dentro de minha casa ruidoso e zangado como nunca!

    ResponderEliminar
  2. O Tâmega zangado, mete muito medo!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover