29/07/07

Amarante Canadelo - A casa típica daquela zona do Marão, em Canadelo!


E finalmente, paradyse is here!

Chegada à Ponte de Canadelo, pelo lado de Rebordelo, beleza luxuriante!

Vista da Freguesia de Canadelo do lado de Rebordelo, era esta a vista que os mineiros de Vieiros, tinham da sua aldeia!

Vista da famosa "Ponte da Guiné" que liga as Freguesias de Olo e de Fridão, por estrada florestal. Nunca soube porque motivo esta ponte tem esta designação, mas que vou descobrir, lá isso vou! Tantos banhos de jovem estudante que tomei na Ponte da Guiné; tornou-se um local mítico para a minha geração! Local de grandes piqueniques, banhos refrescantes e de romances paradisiacos!

Só hoje a descer para Canadelo, pelo lado de Rebordelo, pude apreciar a beleza desta casa reconstruída com os materiais usados antigamente nesta freguesia mineira. Com pedrinhas pequeninas desta zona, delicadamente sobrepostas e o telhado em lousas sobrepostas, também desta zona, elegantemente combinadas com a madeira, produto que abunda por esta zona. Lindíssima a casa, parabéns aos proprietários, pela preservação de uma tradição de que quase já não há memória. É que com os materiais que hoje existem, torna-se perfeitamente possível combinar a beleza exterior dos materiais de antanho, com o conforto interior das soluções materiais modernas! A casa nova mais bonita que vi nos últimos tempos.

Nota-se uma agitação especial na aldeia, chegaram os autocarros com os muitos emigrantes filhos da terra. Os mais velhos têm hoje um sorriso de orelha a orelha, porque durante todo o ano, apesar da mágoa da separação, da distância, da tristeza da falta dos jovens, nunca falta a esta
gente sofrida um sorriso simpático. Bem haja, Povo de Canadelo! A vossa aldeia é muito bonita!

3 comentários:

  1. A tua postagem ficou catita.
    O rio Olo, sempre límpido e refrescante, dá mesmo vontade de mergulhar nas suas águas cristalinas.
    Quanto à casa é bonita sim senhor. Sabes se é uma recuperação?

    ResponderEliminar
  2. É sim senhor, mas ficou muito melhor que o original, interior em madeira, etc.

    ResponderEliminar
  3. É verdade uma região lindíssima que conheço bem tive lá casa muitos anos.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover