08/01/16

São Gonçalo de Amarante - A Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, no Centro do Município de São Gonçalo, começa a ser preparada para a Festa do Padroeiro da cidade, uma das mais tradicionais festividades do município acontece entre os dias 06 e 10 de janeiro.




«Tradicional festa de São Gonçalo do Amarante começa hoje

A Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, no Centro do município de São Gonçalo, começa a ser preparada para a Festa do Padroeiro da cidade. Uma das mais tradicionais festividades do município acontece entre os dias 06 e 10 de janeiro.

Além do aguardado show do Davidson Silva, no dia 09 de janeiro, a programação terá um tríduo, nos dias 06, 07 e 08 de janeiro, com diversos temas, que tratarão da importância da Igreja para a história da cidade São Gonçalo, antes da bênção final das celebrações.

Eis os temas: 

A – As origens de São Gonçalo: capelas como símbolo da colonização

A conquista da Guanabara, sesmarias do recôncavo, a criação da capela de São Gonçalo – marco zero da cidade; o santo; as outras capelas no território gonçalense.

B – A Freguesia de São Gonçalo: Sociedade e religiosidade entre os séculos XVII e XIX
A freguesia de São Gonçalo em 1644; registros paroquiais como indícios da sociedade, festejos/sacramentos como elementos da religião e das hierarquias sociais; a Igreja como espaço da política local.

C – A Criação do Município e a Igreja

O Cônego Goulart e a criação do município, inserção da igreja nos movimentos de modernização da cidade: Hospital e IGAMI – anos 1930 e 1950; o Cinquentenário, Monsenhor Barrenco Coelho, expansão paroquial com a expansão urbana pós 1950, Associação Gonçalense de Estudantes (1948-1968),Celebração de Corpus Christi – patrimônio cultural local; o feriado do santo.

Ainda hoje, dia 06 de janeiro, haverá a apresentação de imagens históricas, em uma exposição de Arte Sacra, após a celebração. Entre as imagens estão a de São Gonçalo de Amarante, beato português, padroeiro dos arquitetos (Ariconha,1187? – Amarante, 1260?); do Século XVIII, a de Santo Antão; Nossa Senhora do Ó sem registro de data; São Francisco de Assis do Século XVIII e outras imagens.

Confira a programação:

06 e 07 de janeiro
19h30 – Tríduo
08 de janeiro
19h30 – Tríduo. A seguir, apresentação de Grupos de tradição folclórica

09 de janeiro
Show do Grupo 7 Dom
Apresentação do cantor Davidson Silva

10 de janeiro
7h – Missa
11h – Missa
17h30 – Procissão, saindo da Praça Zé Garoto, seguida de Missa.
Em seguida, Auto de São Gonçalo e show com a Banda Benedictus.» in http://arqnit.org.br/arqnitfinal/tradicional-festa-de-sao-goncalo-do-amarante-comeca-hoje/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover