02/12/14

Investigação - Propriedades descobertas no medronho pelo Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) revelam a capacidade de evitar os radicais livres responsáveis por doenças como o cancro, de controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos.



«INVESTIGADORES IDENTIFICAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DO CONSUMO DE MEDRONHO

Um trabalho realizado por investigadores da Universidade de Aveiro de caracterização química detalhada do medronho, usado sobretudo em licores e aguardentes, revelou benefícios para a saúde do consumo daquele fruto.

Propriedades descobertas no medronho pelo Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) revelam a capacidade de evitar os radicais livres responsáveis por doenças como o cancro, de controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos.

A caracterização química detalhada do medronho realizada na UA “destaca a presença de ácidos gordos insaturados, nomeadamente ómega 3 e 6, fitoesteróis e triterpenóides”, compostos com importante atividade biológica.

“Os ómegas 3 e 6 são ácidos gordos essenciais que têm de ser obtidos a partir da dieta, uma vez que o nosso organismo não os sintetiza”, explica Sílvia Rocha, da equipa de investigação, sublinhando que esses compostos “têm demonstrado um papel importante no controlo dos níveis de colesterol, na saúde da pele e dos ossos e uma relação inversa entre o consumo de ómega 3 e a perda de funções cognitivas”.

Regulam o colesterol

Por outro lado, prossegue, “os esteróis têm um importante papel na saúde, uma vez que contribuem para regular o nível de colesterol e os triterpenóides, para além de ajudarem igualmente a controlar o colesterol, têm uma ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica”.

Os resultados do estudo desenvolvido mostram ainda que os medronhos da Serra da Beira, que os investigadores têm usado no trabalho, “apresentam uma atividade antioxidante superior” à de frutos de outras proveniências, tanto de Portugal como de outros países europeus.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/investigadores-identificam-beneficios-para-a-saude-do-consumo-de-medronho


(Apanha do Medronho Odemira Alentejo)


(A Lida do Medronho.)


(Medronho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover