27/07/13

Lousada - Cerca de 300 mil pessoas são esperadas nas festas grandes do concelho de Lousada, em honra ao Senhor dos Aflitos, que começa esta sexta-feira e prolongam-se até terça-feira.


«Milhares esperados na maior festa popular do Vale do Sousa

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas nas festas grandes do concelho de Lousada, em honra ao Senhor dos Aflitos, que começa esta sexta-feira e prolongam-se até terça-feira. Orçadas em cerca de 200 mil euros, as festas seculares assumem particular importância na região.

Estudioso do evento popular, Luís Ângelo Ferreira conta que entre 1898 e 1902 eram chamadas festas em honra de S. João, mas em 1905 os lousadenses passaram a chamar festas em honra do Senhor dos Aflitos, fruto da devoção religiosa e da crença popular no santo que deita a mão aos aflitos. Talvez por isso, um dos pontos altos das festividades é a procissão que sai à rua no domingo destacando-se o andor do Senhor dos Aflitos, imponente e carregado em ombros por vários fiéis.

Joaquim Gonçalves, presidente da Comissão de Festas que junta 70 festeiros, explica que os lousadenses trabalham durante um ano para este evento considerado um dos maiores do distrito do Porto. “Para os lousadenses estes cinco dias de festa são um orgulho e todos os anos apresentamos um programa original e arrojado”, explica.

Do programa musical fazem parte vários grupos e dj´s, que durante as noite e madrugadas de festa animam aquela vila do Vale do Sousa, sendo que os “Xutos e Pontapés” lideram o cartaz, com atuação no domingo à noite na praça central de Lousada. Porém, no sábado, atua Tony Carreira, sendo de esperar uma enchente.

Uma das características destas festas são as vacas de fogo, uma invenção pirotécnica que os lousadenses reclamam para si. 

A “vaca” é um suporte de madeira com explosivos, levada às costas por um folião e à medida que passa entre a multidão solta pequenos foguetes, conhecidas por bichas da vaca de fogo. Joaquim Gonçalves garante que foi o fogueteiro António Pontes de Lustosa que certo dia inventou as bichas que animam os foliões que correm indiferentes ao perigo dos pequenos explosivos. 

A marcha luminosa, na segunda-feira à noite, é outro motivo de atração de povo sendo de destacar que por estes dias de festa o monte do Senhor dos Aflitos, em Lousada, fica iluminado com mais de cinco mil tigelinhas de cera.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2585&Itemid=1

(Festas Senhor dos Aflitos 2011, Procissão - Bombeiros)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover