29/07/13

Desporto Surf - São já visíveis, na Nazaré, os efeitos positivos da projecção mediática proporcionada pelas ondas de McNamara, o surfista de ondas grandes colocou a cidade no mapa da modalidade, ao apanhar ali algumas das maiores ondas já surfadas, ao longo dos últimos anos.



«Nazaré cavalga a onda de McNamara

A cidade vai-se enchendo de souvenirs a recordar as ondas gigantes que o atleta norte-americano apanhou naquela costa. O restaurante onde costuma comer já tem, até, um “menu McNamara”.

São já visíveis, na Nazaré, os efeitos positivos da projecção mediática proporcionada pelas ondas de McNamara. O surfista de ondas grandes colocou a cidade no mapa da modalidade, ao apanhar ali algumas das maiores ondas já surfadas, ao longo dos últimos anos.

Esta segunda-feira, pelas 16h30, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, vai condecorar o surfista com a Medalha Naval de Vasco da Gama, numa cerimónia que terá lugar no Salão Nobre do Instituto Hidrográfico.

De todos os pontos do globo, chegam à Nazaré pessoas curiosas em conhecer as ondas da Praia do Norte, mas nem sempre encontram os chamados "souvenirs" para levar. Para suprir a falha, a Câmara local investiu em postais, mas, alerta que outros produtos poderão revelar-se lucrativos para os privados que queiram aproveitar esta onda. 

A onda de McNamara fez os olhos do mundo virarem-se para a Nazaré, diz Augusta Matias, da Casa Litoral: “Vinha muita gente visitar o farol, para ver onde foi a onda. Têm curiosidade para ver onde foi”. 

Os visitantes vêm e consomem e os que passam no Restaurante Celeste até podem optar pela "ementa McNamara". A proprietária, Celeste Botelho, decidiu criar essa opção na lista face à questão que regularmente lhe colocavam. “As pessoas perguntavam-me sempre o que é que ele comia e, para não estar sempre a explicar, criei o menu. É sopa, migas, batata cozida com muito alho e robalo grelhado. E uma salada de frutas”, conta.

Para o presidente da autarquia, Jorge Barroso, este é um bom exemplo de exploração comercial que gostaria de ver replicado: “Não podemos estar sentados à espera que a onda passe ou que alguém nos traga um milagre. Há a cerveja McNamara, o copo de água McNamara, as ondas, há todo um sem número de pequenas coisas e basta meter a imaginação a trabalhar”, diz o autarca à Renascença.. 

Na senda da "onda McNamara", foram reactivadas duas escolas de surf e, ainda este, ano estará concluído o Centro de Alto Rendimento, que, além de fazer a promoção da modalidade, vai permitir a certificação dos atletas das ondas grandes. » in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=116331


(Garrett McNamara Nazare Portugal GoPro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover