12/07/13

Cidade de Paredes - A exemplo do que já sucedeu este ano com a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, também a Igreja e o antigo Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela, na freguesia de Vilela, concelho de Paredes, acabam de ser classificados pelo Secretariado de Estado da Cultura como “Monumento de Interesse Público”.



«Paredes: Igreja e antigo mosteiro de Vilela classificados como monumentos de interesse público

A exemplo do que já sucedeu este ano com a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, também a Igreja e o antigo Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela, na freguesia de Vilela, concelho de Paredes, acabam de ser classificados pelo Secretariado de Estado da Cultura como “Monumento de Interesse Público”. A decisão, já publicada em “Diário da República, através da Portaria nº 422/2013, é justificada pelo inestimável valor histórico, arquitetónico, paisagístico e religioso deste complexo conventual, cujo Mosteiro terá sido fundado cerca do ano 1.000, na sequência da doação deste território a D. Paio Guterres, instituidor do cenóbio, pelo conde D. Henrique.

Inicialmente habitado por uma comunidade sob dependência da Regra Beneditina, o Mosteiro recebeu mais tarde os cónegos regrantes de Santo Agostinho, unindo-se à Congregação de Santa Cruz de Coimbra em finais do século XVI, passando em 1612 para a dependência do Convento da Serra do Pilar. A atual igreja, setecentista, veio substituir o primitivo templo românico, o mesmo acontecendo em relação à casa conventual, reconstruída já na época moderna. Inspirada na estrutura maneirista do Mosteiro de Moreira da Maia, embora integrando elementos barrocos na sua fachada, a Igreja viu o seu interior remodelado no século XVIII, de onde se destaca o retábulo-mor de talha dourada neoclássica e pormenores rococó de grande qualidade. O complexo conventual desenvolve-se em três alas que formam com a Igreja um pátio central fechado. A ala mais antiga apresenta uma imponente fachada com um portal rococó profusamente decorado e brasonado. No Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela unem-se as valias arquitetónicas ao superior interesse da sua história, destacando-se a remota fundação, datada dos primórdios do Condado Portucalense e, portanto anterior à nacionalidade.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMjQiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzQzMCI7fQ==


(Torre do Castelo de Aguiar de Sousa é património valorizado - Paredes)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover