09/07/13

Arte Fotografia - Exposição de fotografia "Sensibilidades" da autoria de Eduardo Teixeira Pinto, patente no Museu Municipal desde 12 de julho (com inauguração às 17h30) a 8 de setembro.



«Exposição de fotografia «Sensibilidades»

Local
Museu Municipal de Resende

Data
de 12/07/2013 a 08/09/2013

Hora
Inauguração às 17:30 horas

Exposição de fotografia "Sensibilidades" da autoria de Eduardo Teixeira Pinto, patente no Museu Municipal desde 12 de julho (com inauguração às 17h30) a 8 de setembro.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. 

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente "Associação Fotográfica do Porto", "Grupo Câmara" (Coimbra) e "Associação Fotográfica do Sul"  (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX, com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como "Rodopio", "Igreja de S. Gonçalo", "De Regresso", "Tema de Pintores", "Matinal" e "Quietude", entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no Estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

A referida exposição é composta por 38 fotografias a preto e branco dos anos 50, 60 e 70, premiadas a nível nacional e internacional, de um espólio, já patentes em diversos locais,  desde a sua inauguração na Galeria dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Aveiro, em 2011 estando, entretanto, já agendadas várias exposições para o ano 2013.

Falecido em janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável, sendo vontade da sua família promover a sua divulgação através das exposições itinerantes "sensibilidades", "o prazer de fotografar" e "a criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto".

Inserido nesse propósito foi publicado um livro, em dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente desde agosto de 2011, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.» in http://www.cm-resende.pt/index.php?oid=10945&op=all


(Fotografias dos anos 50-60)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover