07/07/13

Ambiente e Ecologia - Os investigadores que exploram o Árctico canadiano dizem que o gelo tem recuado a uma taxa de 3-4 metros por ano desde 2004, deixando a descoberto o solo que esteve encoberto entre 1550 e 1850 e o resultado consiste em plantas com mais de 400 anos congeladas por glaciares a regressarem do mundo dos mortos.

Plantas congeladas no Árctico há 400 anos regressam à vida

«Plantas congeladas no Árctico há 400 anos regressam à vida

planta_2Os investigadores que exploram o Árctico canadiano dizem que o gelo tem recuado a uma taxa de 3-4 metros por ano desde 2004, deixando a descoberto o solo que esteve encoberto entre 1550 e 1850. O resultado consiste em plantas com mais de 400 anos congeladas por glaciares a regressarem do mundo dos mortos.

Numa recente expedição, a Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu algo com um “tom esverdeado” – eram briófitas centenárias, a brotarem do solo após 400 anos de sono profundo. As plantas estão agora a crescer em laboratório, pois não são como as que conhecemos hoje – falta-lhes o tecido vascular necessário para bombear os fluídos.
planta_3

Parece que é comum para este grupo de plantas conseguir ficar conservado, mas a equipa ficou surpresa ao descobrir que as plantas estavam, passados 400 anos envoltas em gelo, de novo a crescer.

planta_1Em análise no laboratório, percebeu-se que alguns caules tinham de facto ramos laterais verdes a brotarem. Segundo o Inhabitat, outros exemplares continuam a regenerar no terreno.

Os resultados, apresentados numa reunião na National Academy os Sciences, oferecem aos cientistas novas pistas de como os ecossistemas sobrevivem a eras glaciares. Uma série de outras plantas – algumas nunca antes vistas pelos cientistas modernos – estão também a emergir do gelo, incluindo algas verdes terrestres e cianobactérias.» in http://greensavers.sapo.pt/2013/07/06/plantas-congeladas-no-arctico-ha-400-anos-regressam-a-vida/


(NASA descobre concentração massiva de plancton debaixo do gelo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover