02/07/13

Amarante Fotografia - A cidade de Amarante volta a ser ponto de passagem obrigatória para o Entre Margens – O Douro em Imagens.



«Amarante: Os olhares do Entre Margens chegam a Amarante

A cidade de Amarante volta a ser ponto de passagem obrigatória para o Entre Margens – O Douro em Imagens. A inauguração da exposição está marcada para 4 de julho, pelas 22h, no Largo do Arquinho, Praça da República e Solar dos Magalhães e inclui ainda um espetáculo musical protagonizado pelo trio Jerez-Texas.

Os trabalhos dos fotógrafos convidados António Pedrosa (vencedor do Grande Prémio Estação Imagem | Mora para Fotografia Documental em 2012 e finalista da Hasselbald Masters 2014) e João Pedro Marnoto (mentor dos projetos “Entre Nós” e “Fé nos Burros”, cujo percurso profissional se divide entre a fotografia e o vídeo, visando sempre o registo documental) vão estar expostos no Largo do Arquinho, Praça da República e Solar dos Magalhães, até 4 de agosto. Também marcarão presença os fotógrafos emergentes Attilio Fiumarella, com a coleção “Novos Povoadores”, e Inês Viseu, com a mostra “Santa Marta”.

Em “Água Dura”, António Pedrosa embarca numa viagem, a contracorrente, ao longo do Douro e dos seus afluentes (Tâmega, Corgo e Tua), à procura das pessoas que a rocha esculpiu e dos locais petrificados pela ausência de gente. “O traçado do rio é o único fio condutor deste percurso sem guia, onde o espelho das águas poder ser apenas o reflexo dos seus habitantes”, sublinha o fotógrafo.

João Pedro Marnoto é o autor de “Nove Meses de inverno e Três de Inferno”, um trabalho que oferece um olhar sobre as gentes que se perdem para lá das encostas do rio, enraizadas na terra que lhes sustenta a fome e na fé que lhes aponta os céus.

“Novos povoadores” é o título da coleção que Attilio Fiumarella apresenta em Amarante, onde quem passa é convidado a conhecer as novas dinâmicas que assolam o planalto mirandês. “A vontade de sair da cidade sempre mais caótica e de uma economia laboral viciada e sempre mais saturada leva cada vez mais pessoas a escolher o mundo rural como o berço de uma nova vida”, explica.

Já Inês Viseu redescobre em “Santa Marta” as dimensões da religião, essa “realidade vivida, que une o presente ao passado e abre as portas a um hipotético futuro”. “A religião vê-se nas paisagens, vive-se nas pessoas e recobre-se dessa influência mística que não se sabe bem de onde vem”, conclui.

A partir das 22h, o trio Jerez-Texas sobe ao palco da Praça da República para mostrar como resulta a fusão entre a força do flamenco e a liberdade do jazz. O grupo espanhol coleciona já mais de 400 concertos à volta do planeta. O Entre Margens teve o seu primeiro momento a 10 de maio em Vila Real, com Chloe DeweMathews, Gil Sibin, Hermano Noronha e Luís Montanha.

Seguiu-se a cidade de Mirandela, a 17 de maio, com trabalhos de António Pedrosa, Nelson D’Aires, Attilio Fiumarella, Hugo Moura e Miguel Sobral Cardoso. Até 14 de julho, Lamego exibe imagens de Chloe Dewe Mathews, Gil Sibin, João Freitas e Sérgio Rolando, enquanto que Santa Marta de Penaguião acolhe os trabalhos de Daniel Blaufuks, João Pedro Marnoto, Inês Nogueira Mesquita e José Pedro Tomaz até 28 de julho.

Nesta 3ª edição do Entre Margens, há uma forte aposta em convocar fotógrafos internacionais capazes de reforçar a identidade contemporânea do Douro enquanto forte território turístico com capacidade de atração de artistas e temas artísticos contemporâneos. Até outubro, mais três cidades irão receber as restantes exposições do Entre Margens (Vila Nova de Gaia, de 26 de julho a 25 de agosto; Porto, de 9 de agosto a 8 de setembro; e Peso da Régua, de 14 de setembro a 13 de outubro).

O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projeto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzM2NyI7fQ==


(Inauguração ENTRE MARGENS 2012 | Santa Marta de Penaguião)


(Inauguração ENTRE MARGENS 2012 | Mirandela)


(Entre Margens | Inauguração Lamego)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover