04/04/13

História - Um estudo de armas feitas com dentes de tubarão pertencentes a antigos ilhéus da região centro do Pacífico revelou que estes coexistiram com duas espécies do icónico predador dos mares que não aparecem no registo histórico nem ocorrem aí atualmente, revela um estudo agora publicado na revista PLoS ONE por investigadores americanos.

 

«Pacífico Central: Armas antigas feitas com dentes de tubarão sugerem a perda de duas espécies deste predador na região

Um estudo de armas feitas com dentes de tubarão pertencentes a antigos ilhéus da região centro do Pacífico revelou que estes coexistiram com duas espécies do icónico predador dos mares que não aparecem no registo histórico nem ocorrem aí atualmente, revela um estudo agora publicado na revista PLoS ONE por investigadores americanos.

A investigação foi levada a cabo por Joshua Drew, Christopher Philipp e Mark Westneat, que analisaram 120 lanças, arpões, tacos, punhais e espadas pertencentes a habitantes da segunda metade do séc. XIX das Ilhas Gilbert (República de Kiribati), conservadas em museus de história natural.

A análise revelou que os dentes usados pertencem a oito espécies de tubarão distintas, duas das quais – Carcharhinus sorrah e C. obscurus  – nunca foram detetadas nos estudos ictiológicos recentes nem são referidas na literatura antiga, apesar de serem comuns noutras regiões.

Estes resultados sugerem que a comunidade de tubarões nos recifes de coral que rodeiam as ilhas Gilbert já foi mais rica do que é hoje. À semelhança do que aconteceu com outros recifes, estas formações coralinas foram alvo de intensa perturbação ambiental que resultou na redução do número de espécies de tubarão, é revelado no resumo do artigo científico recém-publicado.

Os tubarões são espécies com um importante papel ecológico nos recifes no Pacífico Central e, para além disso, estão muito presentes na cultura dos nativos das ilhas Gilbert, fazendo parte da sua mitologia e dos rituais de iniciação dos jovens do sexo masculino. Deste modo, a sua perda não só afeta o funcionamento dos recifes, como empobrece do ponto de vista cultural as populações humanas nativas da região.

Deste modo, os autores esperam que este estudo, ao permitir reconstituir a fauna de tubarões dos recifes que rodeiam as ilhas Gilbert no seu auge, seja um primeiro passo para a restauração do seu esplendor.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Pacifico-Central-Armas-antigas-feitas-com-dentes-de-tubarao-sugerem-a-perda-de-duas-especies-deste-predador-na-regiao?bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover