28/06/12

Arquitetura - O arquiteto portuense Álvaro Siza Vieira vai ser distinguido com o Leão de Ouro pela sua carreira na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em Itália!

Siza Vieira

«Siza Vieira vence Leão de Ouro de carreira na Bienal de Veneza

O arquiteto portuense Álvaro Siza Vieira vai ser distinguido com o Leão de Ouro pela sua carreira na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em Itália. É a segunda vez que é premiado nesta bienal, depois de em 2002 ter recebido o Leão de Ouro de projeto.

"É difícil imaginar um arquiteto contemporâneo que tenha tido uma presença tão consistente dentro da profissão como Álvaro Siza", afirmou Paolo Baratta, da direção da bienal de arquitetura, num comunicado emitido hoje pela organização do certame.

Siza Vieira ocupa uma presença única na "galáxia da arquitetura", ainda que cheia de paradoxos e que só sai reforçada por uma certa marginalidade geográfica de Portugal na Europa, acrescentou a direção da bienal.

O arquiteto, Prémio Pritzker em 1992, "aparenta seguir numa direção oposta à do resto da profissão, mas parece estar sempre na frente, intocado e destemido com os desafios intelectuais e de trabalho que coloca a si mesmo", lê-se ainda na nota de imprensa.
Trabalho

Entre as suas obras arquitetónicas mais emblemáticas, destaque par a Casa de Chá e a piscina de Leça da Palmeira, o edifício do Museu de Serralves (Porto), o Pavilhão de Portugal (Lisboa), a igreja de Marco de Canavezes, a reconstrução de edifícios no Chiado (Lisboa) depois do incêndio de 1988, o Museu de Arte Contemporânea da Galiza (Espanha) e, mais recentemente, o Centro Cultural da Fundação Iberê Camargo (Brasil).

Álvaro Siza Vieira, de 79 anos, natural de Matosinhos, estudou na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Receberá o seu segundo Leão de Ouro no primeiro dia da bienal, que decorre entre 29 de agosto e a 25 de novembro.

Entre outros galardões recebeu, em 1988, a Medalha de Ouro da Fundação Alvar Aalto, o Prémio Príncipe de Gales da Universidade de Harvard e o Prémio Europeu de Arquitetura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies Van der Rohe.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/siza-vieira-vence-leao-de-ouro-d_4135.html


(Entrevista com o arquiteto Álvaro Siza Vieira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover