06/06/12

Amarante Religião - No final da procissão das Festas em Honra de S. Gonçalo, padroeiro da cidade de Amarante, o pároco José Manuel Ferreira, cumprindo a tradicional bênção e lançamento dos cravos, falou da Varanda dos Reis!



«Amarante: Festas em Honra de S. Gonçalo homenagearam padroeiro

No final da procissão das Festas em Honra de S. Gonçalo, padroeiro da cidade de Amarante, o pároco José Manuel Ferreira, cumprindo a tradicional benção e lançamento dos cravos, falou da Varanda dos Reis aos numerosos devotos que permaneciam na praça diante do mosteiro dirigindo-se, na alocução da romaria deste ano, "de uma forma muito especial às famílias e aos jovens".

"É preciso ter fé, como S. Gonçalo, para renovadamente apostar num projeto de vida familiar onde a verdade, a fidelidade, o amor, a liberdade, a autenticidade e a indissolubilidade sejam a tónica e o ambiente dominante e presente", afirmou, lembrando que na liturgia daquele domingo de festividade se celebrava a Santíssima Trindade.

"Hoje precisamos de reavivar a pessoa de S. Gonçalo, homem forte e decidido, aventureiro e conciliador. Construtor das obras da fé, criando pontes onde circula a água da vida que cria e recria o mundo inteiro, une o céu e a terra. Hoje precisamos não só de unir as margens, mas mergulhar nas águas deste rio, e procurar a origem e sentido último das nossas existências, mas também deixar-nos levar até à imensidão da graça de Deus onde desagua a nossa história e da humanidade inteira, onde seremos tudo em todos", continuou na sua alucação da Varanda dos Reis, considerando que, como S. Gonçalo no seu tempo, "andamos em busca de alguém que seja verdadeiro e tudo nos fala de mentiras ou meias verdades, queremos alguém ao nosso lado quando mais precisamos e sentimo-nos abandonados e sós, procuramos lutar e trabalhar, mas parece que todos desistiram à nossa volta e se demitiram".

“Apesar da austeridade tão apregoada, discutida e sentida, não devemos ter medo, não devemos desistir, nem nos devemos demitir de enfrentar os rumos do nosso tempo, tudo devemos fazer dentro do nosso alcance e capacidades para apontarmos novos caminhos, onde cada pessoa possa realizar-se na justiça, onde haja lugar para todos”, disse.

Dirigindo-se aos jovens o Pe. José Manuel Ferreira destacou o exemplo do santo padroeiro de Amarante: “S. Gonçalo era, como vós, de espírito jovem, aventureiro, empreendedor. E mesmo que não houvesse lugar par ele, não desistiu de lutar durante a peregrinação da sua vida, pela vocação a que o Senhor o chamara e, acima de tudo, a ser santo. Aprendei com S. Gonçalo e de S. Gonçalo a edificar com verdade e justiça, na procura da beleza e autenticidade da vida”.

“É preciso mesmo muita fé para acreditar, como S. Gonçalo, que Deus está connosco e nos chama e desafia a ser mais, tem um projeto de amor e de vida e santidade para nós”, acrescentou, sustentando que “a fé, sim, faz crer para ver o mundo segundo o coração de Deus, faz-nos lutar pelas injustiças e pela vida sempre, faz-nos olhar o mundo de frente com esperança e sem medo, no assumir das responsabilidades, onde sabemos que estamos bem acompanhados”.

E concluiu com a habitual benção a todos os romeiros que no fim da procissão se concentram no largo diante do Mosteiro de S. Gonçalo: “Com fé e esperança em Deus e em S. Gonçalo, nosso padroeiro, dou-vos a bênção; que ela vos fortaleça a todos no caminho da vida, vos dê uma esperança firme e aumente em vós o amor a Deus e ao próximo. E que os cravos lançados desta varanda, sejam sinal da benevolência de S. Gonçalo como presença de Deus que faz dom de vida”.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI1NDkzIjt9
-----------------------------------------------------------------------------------
São Gonçalo de Amarante, o Rei das Festas de Junho em Amarante... Gosto!!!


(PROCISSÃO em Amarante-Festas do Junho-2009)


(Festas do Junho-2010-Amarante 1ª Parte)


(Festas do Junho-2010-Amarante 2ª Parte)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover